Mais uma atração turística!

Marreca-de-bico-roxo.

Marreca-de-bico-roxo.

Observação de aves em Águas de São Pedro

Um ramo do turismo que vem crescendo no Brasil é o de observação de aves ou “birdwatching”. Turistas brasileiros e, principalmente, os estrangeiros que praticam essa atividade (os chamados “birdwatchers”), aterrissam por aqui curiosos para contemplar nossa bela e rica avifauna com aproximadamente 2 mil espécies.

Águas de São Pedro, município experiente em união de turismo e preservação ambiental, pode não só proporcionar esta atividade aos observadores de aves, como também despertar em outros visitantes a curiosidade pela vida das aves.

Desta forma, o município precisa de estudos mais aprofundados para apresentar a sua avifauna de modo organizado, para que esta atração seja incorporada ao roteiro de atividades turísticas da cidade. E isso já está acontecendo! Um grupo de biólogos especialistas no estudo das aves iniciou, na cidade, o trabalho de registrar as espécies e seus hábitos. As informações sobre a identificação destas aves, seus comportamentos e cantos, serão divulgadas para o público através de um livro: “Aves de Águas de São Pedro – identificação e hábitos”, que também virá acompanhado de um CD com os cantos das aves.

A ideia deste projeto surgiu no grupo de biólogos que percebeu o potencial da cidade para a observação de aves, devido à variedade de ambientes na região, que inclui trechos de Mata Atlântica e Cerrado, rios, lagos e áreas pantanosas.

Esses habitats abrigam espécies residentes na região, além de aves migratórias que chegam para completar seu ciclo reprodutivo e dar ainda mais vida a esse cenário. O fato de haver poucas fazendas de agropecuária nas proximidades, valoriza ainda mais a conservação desse local tão peculiar, fazendo de Águas de São Pedro uma ilha de biodiversidade.

O objetivo do livro é mostrar ao leitor informações sobre as espécies de aves que vivem no município, assim como seus hábitos mais comuns ou aqueles que chamam a atenção, além de curiosidades sobre esses animais encantadores. O livro auxiliará o leitor a identificar uma ave quando adulta e em diferentes fases de seu crescimento, se macho e fêmea são diferentes entre si, como é o seu ninho, bem como seus diversos comportamentos, através de fotos e textos.

O intuito da equipe é que este livro possa contribuir para gerar conhecimento, educação, cultura, além de potencializar o turismo no município. Adicionalmente, há propósitos didáticos para a educação ambiental em escolas.

O levantamento já conta com cerca de 250 espécies de aves, incluindo o belo soldadinho, a magnífica ariramba-de-cauda-ruiva, além do migratório bacurau-norte-americano e da difícil de encontrar marreca-de-bico-roxo.

O estudo sobre as aves de Águas de São Pedro é um projeto independente, contando com uma equipe de cinco pesquisadores que iniciou os estudos em 2013 e, no momento, precisa de patrocínio financeiro para ser finalizado. Quem tiver interesse em maiores informações sobre o projeto ou em contribuir com algum tipo de patrocínio, por gentileza, entre em contato pelo e-mail livroavesasp@gmail.com.

Equipe:Giulia B. D’Angelo, Doutoranda em Biologia Animal – história natural de aves urbanas (Unicamp; Milena Corbo, Mestre em Comunicação Sonora Animal (Unicamp); Carlos Henrique L. N. de Almeida, Doutorando em Biologia Animal (Unicamp) e guia de “Birdwatching”; Micael E.Nagai, Doutorando em Ecologia (Unicamp) e Ivan Sazima, Professor Titular – história natural de vertebrados (Unicamp).

 

Foto: Autores do projeto

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta