Jogos Olímpicos viram tema de aulas e inspiram Olimpíadas na EMTI

As Olimpíadas 2016 já acabaram, mas a sexta-feira (02) foi o dia do encerramento das Olimpíadas na Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) com direito à entrega de medalhas aos atletas campeões das 13 modalidades esportivas que movimentaram os alunos, divididos em quatro equipes, durante os dois dias em que foram realizadas as disputas. A equipe Verde foi a campeã, Amarela, ficou em 2º, Azul, em 3º e, Branca, em 4º lugar.

De acordo com a diretora da EMTI, Andrea Ortolan, a escola aproveitou a realização dos Jogos Olímpicos no Brasil para desenvolver o Projeto Olimpíadas. “Desde o primeiro semestre, os professores estão utilizando o tema na realização de atividades pedagógicas para trabalhar conceitos do currículo regular e também nas oficinas do contraturno das aulas”, explica.

Ao longo de dois bimestres, o Projeto trabalhou diversos aspectos, como: a evolução histórica dos Jogos Olímpicos, a história das modalidades esportivas, o significado de alguns símbolos olímpicos, países participantes e sua história nos Jogos; entre outros aspectos. “As atividades foram desenvolvidas na grade curricular dentro das disciplinas regulares e também nas oficinas, no contraturno. Para aproximar os alunos das modalidades, os professores de Educação Física trabalharam nas aulas os objetivos e regras de diversas modalidades, explica”, a vice-diretora Flávia Rossi.

Ao final do semestre, no encerramento do Projeto, os professores se organizaram na realização dos jogos disputados em dois dias. “Tivemos a abertura e a professora de dança trabalhou uma coreografia que foi apresentada na abertura da nossa Olimpíada, composta por 13 modalidades, disputadas pelos alunos divididos em quatro equipes: Amarela, Azul, Branca e Verde”. A realização dos jogos envolveu os 204 alunos da escola, seja nas disputas das modalidades, seja na composição das torcidas. No total, foram distribuídas 180 medalhas, confeccionadas pelos próprios alunos, durante as aulas de Artesanato.

A vice-diretora salientou que o projeto envolveu alunos, professores e todos os funcionários. de uma maneira muito intensa e gratificante. “Foi um trabalho muito bonito e vale destacar que a solidariedade, elemento fundamental do espírito olímpico teve espaço do começo ao fim do projeto”. Ela salientou ainda que a iniciativa colocou os alunos em contato com esportes que não conheciam. “Fomos surpreendidos com o desempenho dos alunos nas modalidades contempladas, nas quais demonstraram não apenas garra e vontade de vencer, mas muita habilidade”, comentou.

A aluna Lavínia Gabriele, 10, do 5º ano, aprovou o Projeto. “Achei muito legal, pois fizemos pesquisas, conhecemos novas modalidades de jogos, aprendemos as regras e a jogar nas aulas de Educação Física”. Já Bianca destacou que os jogos olímpicos reúnem muitas nações. “As Olimpíadas também reuniram todos os alunos da escola na realização dos jogos e estamos representando as cores do nosso País, gostei muito da experiência”.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta