Vacina contra gripe está disponível para o público-alvo na Estratégia de Saúde da Família em Ipeúna

Vacina contra gripe está disponível para o público-alvo na Estratégia de Saúde da Família em Ipeúna

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) informa que está disponível para todos os grupos da população-alvo a vacina contra a gripe. O órgão espera vacinar 1.750 pessoas, porém até a última quinta-feira, cerca de 500 pessoas haviam sido imunizadas no município. A vacinação teve início em 10 de abril e se estenderá até 4 de maio, quando ocorrerá o Dia D da Vacinação contra Influenza.

“É indispensável que as pessoas pertencentes aos grupos prioritários que ainda não se imunizaram compareçam à ESF. Tomar a vacina é especialmente importante para evitar complicações futuras, como pneumonias”, ressalta o secretário de Saúde Jordano Zanoni.

Devem ser vacinados: idosos, crianças, profissionais da saúde, gestantes, puérperas, professores e pacientes com doenças crônicas, como asma, diabetes, doenças imunossupressoras e outras. Neste ano, a vacina contra influenza protege contra três tipos do vírus da gripe: H1N1, H3N2 e B. As doses não têm contraindicações ou efeitos colaterais e quem tem alergia ao ovo também pode tomar a vacina.

Sintomas e prevenção: A orientação da ESF é que pessoas que apresentem sintomas de gripe evitem sair de casa durante o período de transmissão da doença (até sete dias após o início dos sintomas), restrinjam o ambiente de trabalho para evitar disseminação, evitem aglomerações e ambientes fechados, procurando manter os ambientes ventilados, e adotem hábitos saudáveis, como alimentação balanceada e ingestão de líquidos.

Para prevenir a doença, o órgão de Saúde recomenda medidas gerais de proteção, como a constante lavagem das mãos, principalmente antes de consumir algum alimento, e a adoção da etiqueta respiratória, que consiste em espirrar na parte de dentro dos cotovelos e cobrir a boca ao tossir, visando à redução do risco de infecção pelo vírus.

Outra dica importante é não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas. É importante ficar alerta a sinais e sintomas de gravidade para, nesses casos, buscar imediatamente avaliação em uma unidade de saúde.

Mais informações poderão ser obtidas através do telefone: (19) 3576-1224.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta