Secretaria Municipal de Saúde atualizou boletim da Dengue em Ipeúna

Secretaria Municipal de Saúde atualizou boletim da Dengue em Ipeúna

Nesta quinta-feira, dia 16, a Secretaria Municipal de Saúde de Ipeúna divulgou balanço da dengue na cidade. De acordo com o boletim, a cidade contabiliza 70 casos positivos e leva em conta as notificações do começo do ano até agora.

No período, 32 exames deram resultado negativo, 90 suspeitas foram descartadas epidemiologicamente e 02 inconclusivas, num total de 119 suspeitas descartadas, e 05 casos continuam em investigação.

Diante do atual quadro epidemiológico, a Secretaria alerta os moradores a manter os cuidados e prevenção ao Aedes aegypti.

O município não registrou casos de Chikungunya e Zikavírus até o momento. Os dados são atualizados semanalmente e as análises laboratoriais são realizadas pelo Instituto Adolfo Lutz.

O mosquito da Dengue se reproduz em água limpa e parada, por isso, a população deve atentar para alguns cuidados básicos, como não acumular materiais como pneus, garrafas, latas, baldes nos quintais de modo que acumulem água parada; eles devem ser guardados de cabeça para baixo em locais cobertos.

As caixas d’água devem estar sempre tampadas e as vasilhas de água e comida dos animais devem ser lavadas com água e sabão semanalmente, além de substituir a água dos pratos de vasos por areia. Os sintomas da doença se manifestam a partir do terceiro dia. Os mais comuns são: febre alta, forte dor de cabeça e atrás dos olhos, perda do paladar e apetite, manchas e erupções na pele semelhantes ao sarampo, náuseas e vômitos, tonturas, cansaço, moleza e dor no corpo, nos ossos e nas articulações.

Em caso de suspeita de contaminação, o ideal é procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) e, jamais se automedicar.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta