Reunião busca alternativas para abastecimento de água em Ipeúna

Reunião busca alternativas para abastecimento de água em Ipeúna

Foi realizada na manhã da quinta-feira (5/12), a segunda reunião técnica para a apresentação de alternativas para o abastecimento de água na Bacia do Rio Corumbataí ao longo dos próximos 20 anos na Agência das Bacias PCJ. A atividade fez parte da terceira etapa do estudo que visa estabelecer cenários e planejamento das alternativas de abastecimento de água para os nove municípios que pertencem à esta bacia: Ipeúna, Analândia, Corumbataí, Cordeirópolis, Charqueada, Itirapina, Piracicaba, Rio Claro e Santa Gertrudes. O estudo deve ser concluído até março de 2020.

Foto: Divulgação

O estudo traz as vazões captadas pelos diversos usuários (irrigação, humano, animal e industrial) para os próximos 20 anos e os cenários de disponibilidade de água em função da simulação dos consumos de água pelos diversos usuários. Com esses dados, a empresa apresentou um relatório com as ações emergenciais em curto (5 anos), médio (10 anos) e longo prazo (20 anos), que deverão ser realizadas visando o uso adequado dos recursos hídricos.

Foram apresentadas alternativas de intervenções, estruturais e não estruturais, para promoção da compatibilização entre disponibilidades e demandas hídricas, visando solucionar os conflitos identificados. As alternativas consideram a possibilidade de reúso de água, novos barramentos e captação subterrânea (aquífero Guarani ou outros aquíferos).

O projeto foi contratado pela Agência das Bacias PCJ em outubro de 2018, por decisão dos Comitês PCJ, e está sendo desenvolvido pela Engecorps Engenharia, vencedora da licitação. O investimento é de cerca de R$ 480 mil, com recursos provenientes da Cobrança PCJ Federal (cobrança pelo uso da água em rios de domínio da União).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta