Ipeúna recebe pluviômetro eletrônico

O vice-prefeito José Antonio de Campos acompanhou os PMs da Casa Militar Sandro Diego Navarro e Laércio Gomes da Silva, ambos integrantes da Defesa Civil do Estado de São Paulo, na instalação do pluviômetro que aconteceu na sexta-feira da semana passada.

O dispositivo aparelho usado para medir o volume de chuva que cai em uma localidade, está instalado na Unidade de Estratégia de Saúde da Família (PSF).

A iniciativa é uma parceria da Casa Militar com o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais), órgão vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, estando prevista a cooperação do Governo do Estado de São Paulo no Projeto “Pluviômetros Automáticos”.

O pluviômetro é um aparelho meteorológico usado para recolher e medir, em milímetros, a quantidade de chuva precipitada durante um determinado tempo e local.

O equipamento envia os dados de forma automática e não necessita de energia elétrica para funcionar. Como a função do equipamento é coletar e medir a chuva, é necessário que seja instalado em local descoberto onde não haja obstáculos. Os dados captados pelo dispositivo serão monitorados pela base do Cemaden em Cachoeira Paulista.

Segundo o vice-prefeito José Antonio de Campos, a tecnologia do pluviômetro automático implantado no município facilitará o registro das chuvas e auxiliará no monitoramento de áreas de risco.

“O pluviômetro permite o monitoramento constante, preciso e em tempo real das condições de chuva, possibilitando a prevenção e também uma resposta mais rápida em caso de situações de risco, auxiliando nossos produtores rurais na melhor hora de realizar o plantio ou não”, afirma o vice-prefeito.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta