Ipeúna realizou a IV Conferência Municipal de Saúde

Foi realizada na quinta-feira da semana passada, no plenário da Câmara de Vereadores de Ipeúna, a IV Conferência Municipal de Saúde, que contou com a presença do secretário municipal de Saúde, Diego Heron Pinheiro (vereador licenciado); do presidente da Câmara de Vereadores, Alécio Pazetto; dos vereadores Luís Carlos e Jaime de Oliveira Loyola, representantes da Saúde e pessoas da comunidade.

O tema proposto pelo Ministério da Saúde neste ano foi “Saúde Pública de qualidade para cuidar bem das pessoas” e como eixo: “Direito do Povo Brasileiro”.

De acordo com o secretário de Saúde, todos os esforços estão sendo empreendidos para que a Saúde do município atenda às necessidades da população.

“E a realização da Conferência vem ao encontro desse objetivo. É uma oportunidade que a população tem para conhecer um pouco da estrutura de saúde que é oferecida e também dar sugestões para buscar melhorar o atendimento no setor da Saúde”, ressalta Diego Pinheiro.

Para esclarecer sobre o funcionamento e organização do Sistema Único de Saúde (SUS), Marta Pancheri, da Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, ministrou a palestra “Saúde Pública de Qualidade”.

Logo em seguida, o assessor jurídico da Câmara de Vereadores de Ipeúna Vitor Roncato Piovesan abordou o “Direito à Saúde”, apresentando os investimentos e as competências das esferas do governo – municipal, estadual e federal -, além de tratar do risco da judicialização da saúde no Brasil: a obtenção de atendimento médico, medicamentos e insumos terapêuticos por via judicial.

Após as palestras, foram discutidas e aprovadas as seguintes propostas: implantar a Estratégia da Saúde da Família onde atualmente existe a UBS, observando o vínculo e construindo a territorialização; garantir a contratação de profissionais para compor equipes multiprofissionais para atender a população nas duas unidades; fomentar a participação social no SUS, garantindo a presença de conselho nas reuniões semanais de equipe; melhoria contínua e fiscalização adequada aos locais de trabalho no SUS, com vistas à valorização do trabalhador do SUS; e, implantar programas de saúde específicos para a prevenção e promoção de saúde, que possam ser executáveis aos municípios e vinculados às Unidades de Saúde e com acompanhamento profissional.

Ainda durante a Conferência, foram eleitos os delegados que representarão o município nas conferências regional, estadual e nacional, sendo eles: Arlete Martins Pinheiro, Diego Heron Pinheiro, Horaci Lopes da Silva, Jaime de Oliveira Loyola, Patrícia Igesca Pina, Pedro Paseto e Renata Abdalla Zani. A Conferência Regional, onde serão apresentadas as propostas aprovadas por cada município da região, está prevista para ocorrer em julho no município de Rio Claro.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta