Ipeúna prepara atividades do Outubro Rosa

Em comemoração ao Outubro Rosa, mês dedicado à prevenção ao câncer de mama, a Secretaria Municipal de Saúde e o Fundo Social de Solidariedade de Ipeúna promoverão algumas ações no período de 15 a 30 de outubro, com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença.

O Fundo Social programou para o dia 21, caminhada, testes rápidos de glicemia, aferição da pressão arterial, palestra, aulas de zumba, ginástica, sorteio de brindes e apresentação da Banda Musical Municipal de Ipeúna (BMMI), além de um delicioso café da manhã no encerramento da programação.

A Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Unidade Básica de Saúde (UBS) também ações especiais para intensificar a prevenção e diagnóstico precoce da doença. A partir da segunda-feira (15) até o dia 30, com exceção das quartas-feiras, a UBS estará realizando orientações sobre o câncer de mama e de colo de útero, com a realização de exames papanicolau, previamente agendados na ESF. Já a ESF fará um Dia D do Outubro Rosa no sábado, dia 27, com a realização de exames preventivos e orientações sobre o tema, das 8h às 16h. Além disso, o atendimento com médico ginecologista às quartas-feiras será intensificado.

O secretário de Saúde Jordano Zanoni afirma que o alerta em prol da prevenção é o melhor caminho. “A ação do Outubro Rosa é importantíssima para a saúde da mulher como um todo. Devemos também destacar a necessidade de se fazer o auto exame de mama, procurar nódulos e, se achar algo estranho, procurar seu médico ou a Secretaria de Saúde”.

Sobre o Outubro Rosa – O Outubro Rosa é uma iniciativa global que nasceu com o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce da doença. A primeira ação aconteceu na década de 1990, com a distribuição de um laço cor-de-rosa aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York – realização da Fundação Susan G. Komen for the Cure. Com o passar dos anos, prédios e monumentos também começaram a se “vestir” de rosa, por meio de refletores.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta