Ipeúna comemora Dia da Agricultura Natural

Com o objetivo de incentivar os produtores rurais a adotarem práticas que permitam a produção agrícola sustentável, a Prefeitura de Ipeúna, em parceria com a Korin Agricultura e Korin Meio Ambiente, realizou no último dia 04, um ciclo de palestras em alusão ao Dia da Agricultura Natural, comemorado em 05 de maio. O evento reuniu cerca de 100 produtores rurais no Centro Comunitário “Armando Zamboni”.

Na abertura, o prefeito José Antonio de Campos falou sobre a necessidade da conservação das estradas, do solo e do meio ambiente e também da adoção de práticas sustentáveis de produção a fim de promover um equilíbrio entre as ações agrícolas para a preservação do meio ambiente. “Nesse sentido, hoje estamos reunindo diversos segmentos envolvidos nesta cadeia de produção para buscar ações conjuntas que resultem no desenvolvimento sustentável do nosso município”.

foto: Divulgação

Abrindo o ciclo de palestras, engenheiro agrônomo Luiz Scotton, da Casa da Agricultura, falou sobre “Problemas de curva de nível nas estradas rurais e conservação do solo”. Em seguida, o diretor Luiz Carlos Demattê e a gerente da qualidade Cecília Ifuki Mendes, da Korin Agricultura e Meio Ambiente, discorreram sobre “Vantagens da produção agropecuária de forma sustentável e orgânica” e “A indicação geográfica e a qualidade dos alimentos”. Fechando a primeira parte do ciclo de palestras, Luiz Sertório Teixeira, o coordenador da APA´s Corumbataí e Piracicaba, falou sobre “Preservação do Meio Ambiente”.

Na segunda parte do evento, os produtores rurais obtiveram informações relevantes sobre linhas de crédito, com a participação do Sebrae-SP, Sicredi e Banco do Brasil. Na sequência, foi aberto um bate-papo para perguntas e dúvidas. Um churrasco servido aos convidados encerrou as comemorações do Dia da Agricultura Natural.

O evento teve ainda o apoio da Câmara de Vereadores, do Comtur, Serra do Itaqueri, Sindicato Rural de Rio Claro, Projeto Geopark Corumbataí e Fundação Floresta.

Título: Nomeada a Capital Nacional da Agricultura Natura, em 2015, Ipeúna ganhou este título graças, principalmente, ao trabalho realizado pela Korin em prol do desenvolvimento do município, através do método produtivo preconizado por Mokiti Okada (Japão, 1882-1955) e seguido pela Korin desde sua fundação, em 1994.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta