Ipeúna apresenta indicadores positivos de crescimento

No ano de seu cinquentenário de emancipação político-administrativa, Ipeúna é um município em franca expansão, apresentando indicativos de crescimento e qualidade de vida com destaque entre os municípios que compõem a região. Com os resultados, Ipeúna passou a ser a cidade com o menor Índice de Vulnerabilidade Social (IVS) da região, segundo levantamento feito pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), intitulado “Atlas da Vulnerabilidade Social nos Municípios, divulgado em 1º de setembro. Ipeúna apresentava índice de 0,14%, em 2010, com o melhor desempenho entre as seis cidades que compõem a região de Rio Claro.

A vulnerabilidade social à que o índice se refere indica a ausência ou insuficiência de recursos ou estruturas como fluxo de renda, condições adequadas de moradia, saneamento básico e acesso a serviços de educação e saúde, mecanismo que tenta verificar as diferentes situações indicativas de exclusão e vulnerabilidade social no Brasil. Quanto maior o índice, piores são as condições de vida da população. Levando-se em conta esta informação, de acordo com o IPEA, o IVS da população de Ipeúna diminuiu entre 2000 e 2010.

A divulgação do índice serve para orientar gestores no desenvolvimento de políticas públicas de acordo com as carências e necessidades de cada localidade. “Nos últimos anos trabalhamos forte na correção de situações que comprometiam a qualidade dos serviços prestados à população ipeunense, com investimentos na educação, habitação, saúde, coleta e tratamento de água, saneamento básico, entre outros serviços”, comenta o prefeito Ildebran Prata.

Ele afirma que nas últimas duas décadas, Ipeúna experimentou um crescimento populacional bastante expressivo, saindo de 2.982 habitantes, em 1995, para 6.914, em 2015, conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), com um crescimento de 131%. O salto fez com que a cidade saísse da 558ª posição no ranking populacional do Estado de São Paulo para 438ª, ganhando 120 posições, segundo a classificação do Jornal Cidade de Rio Claro. São Paulo conta hoje com 645 municípios. O índice também foi o maior entre as cidades que compõem a região, com um impacto positivo no crescimento populacional da região, da ordem de 44,9%, chegando à expressiva marca de 280.7 mil habitantes.

“Nos últimos anos, Ipeúna registrou um crescimento populacional significativo o que resultou numa população composta por pessoas de várias regiões do país que escolheram o município, atraída, principalmente, pela infraestrutura oferecida pela cidade”, afirma o prefeito. “Esse crescimento refletiu-se também no desenvolvimento urbanístico, com o surgimento de novos empreendimentos imobiliários”, acrescentou.

Outro indicador positivo é a frota de veículos que teve uma elevação de 2.251 unidades nos últimos 10 anos. De acordo com levantamento do Denatran de julho de 2015, o município conta com um total de 3.609 veículos, contra 1.358 em 2005, com um crescimento de mais de 165,7%. “Ruas largas, 100% asfaltadas e a boa sinalização dão ao município um aspecto de modernidade e favorecem aos nossos munícipes e visitantes facilidade de tráfego dos veículos”, comenta o prefeito, observando que o aumento no número de veículos também se deve à elevação no poder aquisitivo da população.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta