Grande público participou da 9ª Semana da Melhor Idade em Ipeúna

As comemorações da 9ª Semana da Melhor Idade foram realizadas entre os dias 01 e 06 de outubro em Ipeúna. O objetivo foi ofertar uma semana festiva e interativa com os idosos do Município, com a intenção de valorização da melhor idade, sensibilização da comunidade e familiares sobre a importância de cuidar bem da pessoa idosa. O evento atraiu mais de 500 pessoas ao longo de sua realização.

O evento, alusivo ao dia nacional da Pessoa Idosa que é comemorado em 01 de outubro e à Lei nº 852/09, que instituiu a Semana da Melhor Idade, foi uma realização das secretarias de Desenvolvimento e Assistência Social, Saúde e Educação.

A Programação foi aberta na segunda-feira, quando os idosos foram recepcionados com um delicioso café da manhã, no Centro de Convivência do Idoso “Clarinha da Silva”. A programação incluiu ainda a apresentação do coral do Projeto Melhor Idade, que se revelou uma novidade e agradou não só ao público, mas, principalmente aos idosos que se maravilharam com a experiência.

Na terça-feira, os idosos foram recebidos no Centro Comunitário “Armando Zamboni” (CECI) pelas crianças da rede pública de ensino, que prepararam diversas manifestações culturais e artísticas. Os alunos da EE Prof. Marcelo de Mesquita presentearam o público com um painel de fotos de vários idosos do município, além de apresentarem uma peça de teatro com o tema.

Já os alunos da EMEIEF “Centro de Ipeúna” trouxeram para o palco as saudosas cantigas de roda. As crianças da EMEI “Altos de Ipeúna” cantaram A Borboletinha e Dona Aranha, encantando vovôs e vovós presentes. Os alunos da EMEF “Dr. Ulysses Guimarães” homenagearam dona Hermelinda Scotton Silveira, 95 anos, uma das mais idosas da cidade. Já as crianças da Escola Municipal de Tempo Integral (EMTI) mostraram muito talento com a apresentação da Banda, formada na disciplina de Iniciação Musical. A secretária de Educação, Dirlaine Grella, avaliou o evento como muito positivo e proveitoso. “Conseguimos promover a integração das crianças e das pessoas mais experientes, foi muito emocionante e gratificante”.

Na quarta-feira, bingo! Entre uma cartela e outra, cerca de 90 rostos concentrados na sequência de números e letras anunciadas no microfone e a expectativa de conquistar o prêmio desejado. De repente o grito – bati! – o silêncio era quebrado pela euforia de uns e decepção de outros, “mas na verdade é tudo diversão”, afirmou Regina Aparecida Scotton. A coordenadora do CRAS e assistente social Giseli Spigolon ressalta que as atividades foram programadas com o objetivo de valorizar a melhor idade. “Pelo público que tivemos ao longo de toda a Semana, acredito que atingimos nosso alvo”.

O já tradicional Baile “Anos Dourados” trouxe uma novidade, os freedancer, são aqueles que cumprem com o papel de tirar para dançar as damas que não têm parceiro. “Queremos agradecer de coração ao dentista José Matarazzo e ao enfermeiro Daniel, da Clínica de Repouso Alvorada que nos ajudaram a fazer desse baile um sucesso”, comentou a coordenadora da Estratégia de Saúde da Família (ESF), que organizou o evento. A música ficou por conta da Banda Homens de Preto que conquistou a simpatia do público, composto por idosos de Ipeúna e outras cidades da região, como Rio Claro, Santa Gertrudes, Corumbataí, Charqueada e Itirapina.

Encerrando a programação na sexta-feira, cerca de 80 idosos fizeram um passeio à estância hidromineral Serra Negra. “A programação foi muito boa, tivemos uma semana bastante movimentada com boas opções de divertimento. Parabéns às equipes que nos proporcionaram uma semana maravilhosa”, concluiu dona Josefa Ribeiro da Costa Batista.

“Foi uma vasta agenda onde conseguimos realizar uma série de atividades com nossos idosos. Quero agradecer e parabenizar a todos os servidores e parceiros que colaboraram para a realização deste evento”, afirmou o prefeito José Antonio de Campos. A vice-prefeita Doroti de Fátima Zem Lopes destaca que é muito gratificante proporcionar momentos de alegria e descontração a uma faixa da população que tanto já contribuiu para a comunidade.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta