Nesta quarta-feira, dia 09, o Comitê de Estradas Rurais, iniciativa que tem como parceiras a Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento e a iniciativa privada, realizou uma visita técnica ao acesso da ponte do Canal Torto.
O objetivo da visita técnica foi analisar e vistoriar o local para elaboração de orçamento e, na sequência, o asfaltamento de um trecho.
A escolha do Canal Torto se dá por apresentar o maior número de reclamações relativas à poeira excessiva.
Participaram da visita o secretário da SEMA – Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento, Waldemar Gimenez, o vereador João Manoel dos Santos e representantes de empresas, como Raízen, Suzano Papel e Celulose e da Coplacana (Cooperativa dos Plantadores de Cana do Estado de São Paulo), técnicos de quatro firmas de pavimentação e um técnico da Secretaria Municipal de Obras (Semob).
O Comitê de Estradas Rurais foi criado com a finalidade de melhorar o acesso às comunidades rurais e conservar as estradas vicinais do município de Piracicaba para oferecer condições seguras para o escoamento da produção agrícola.
De acordo com Gimenez, em um primeiro momento será viabilizado um trecho de um quilômetro, considerado o mais crítico, devido ao grande número de reclamações referentes à poeira excessiva. Posteriormente serão apresentados orçamentos para dar sequência à obra, que compreende do trecho da estrada do Pau D’Alhinho até a ponte do Canal Torto.
Gimenez esclareceu que o custo da obra deverá ser rateado entre as empresas que utilizam constantemente a estrada rural. A Prefeitura será responsável pela execução dos serviços de tubulação de águas pluviais, instalação de caixa de inspeção e acostamentos.
“A Sema absorveu uma quantidade grande de serviços nesta obra, pelo compromisso que tem de manter as estradas em boas condições, para o fluxo da safra”, explicou.
A expectativa, segundo Gimenez, é finalizar o orçamento até a próxima reunião, que acontecerá na próxima quarta-feira, dia 16, às 14h, na Sema.
Na ocasião, técnicos do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas) também devem estar presentes para fornecer as orientações necessárias para a obra.
Deixe um comentário
Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *