GCM Avella assume comando da Guarda Civil Municipal de São Pedro

O Guarda Civil Municipal, Paulo Sérgio Avella, de 55 anos, e que há 16 anos atua na corporação, é o novo comandante da corporação em São Pedro.

“Aceitei o desafio e a grande missão de trabalhar pela GCM”, afirma o novo responsável pelo efetivo de 35 pessoas, contabilizados os guardas, vigilantes e um assistente administrativo.

A nomeação do novo comandante, em substituição ao agora ex-comandante Edivar Reizer, atende à legislação federal que instituiu o Estatuto Geral das Guardas Municipais do Brasil e determina, entre outros itens, que o comando deve ser exercido por um guarda municipal de carreira.

“O que importa para a população é o bom atendimento da Guarda Civil Municipal”, destaca o agora ex-comandante da GCM, Edivar Reizer, que continuará na corporação por um período de transição.

Entre as funções da Guarda Civil Municipal – que pode ser acionada pelo 153 – está a preservação do patrimônio público, mas a corporação atua em outras frentes de segurança pública.  “Temos poder de polícia administrativa e estamos presente nas ruas ostensivamente”, define Reizer.

Entre as principais ocorrências atendidas pela GCM estão desinteligências familiares, acidentes de trânsito, perturbação do sossego público e prisões em flagrante em caso de furto, roubo e posse de entorpecentes.

A GCM de São Pedro tem três viaturas e os guardas e vigilantes têm coletes balísticos individuais, além de toda documentação exigida para porte de arma, certificado de registro para funcionamento de Guarda Municipal, controle total do efetivo armado e fiscalização em conformidade com o Sinarm (Sistema Nacional de Armas), com cópias arquivadas dos Certificados de Registro das Armas, da Comprovação de Aptidão Psicológica e comprovação de aptidão para manuseio de arma de fogo.

O efetivo tem também credenciais atualizadas até 2018 e os GCMs possuem porte de arma assinado pelo delegado de polícia do Decade/DPCRD (Departamento de Capturas e Delegacias Especializadas/Divisão de Produtos Controlados e Registros Diversos).

Entre as ações realizadas em sua gestão, iniciadas em novembro de 2013, Reizer destacou as orientações dadas aos guardas civis municipais sobre direito constitucional, direito administrativo, direito penal, leis especiais e direito processual penal.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta