Exposição arte contemporânea para crianças no Sesc Piracicaba

Não é proibido tocar. Criada especialmente para promover o contato das crianças com a arte contemporânea brasileira, Arte à Primeira Vista foi aberta nesta quinta (17/8), às 20h00, no Sesc Piracicaba. Com curadoria das educadoras Renata Sant´anna e Valquíria Prates, além da cenografia do arquiteto Ricardo Amado, a exposição é uma abrangente difusão do conhecimento e da relevância das obras de seis renomados artistas: Geraldo de Barros, Leonilson, Frans Krajcberg, Mira Schendel, Regina Silveira e Lygia Clark.

"Exposição arte contemporânea para crianças no Sesc Piracicaba" - Foto: Divulgação.

“Exposição arte contemporânea para crianças no Sesc Piracicaba” – Foto: Divulgação.

Dividida por nichos, Arte à Primeira Vista mescla obras dos artistas e objetos pelos quais os visitantes, sobretudo as crianças, são convidados a criarem suas próprias obras e também conhecer técnicas diferentes abordadas por cada um deles. Por exemplo: no espaço do artista polonês Frans Krajcberg, folhas secas, galhos e pedras apresentam a técnica da frotagem, que consiste em colocar uma folha de papel sobre uma superfície com um relevo ou textura, e esfregar com um giz, para marcar sua forma; já no nicho da artista plástica Regina Silveira, novelos de lã possibilitam o desenho livre sobre um painel de acrílico, ressaltando que a artista desenvolve um trabalho com a dualidade do olhar e do local. Além dos objetos, no Hall de Entrada da unidade, o público visitante poderá assistir documentários sobre a vida dos artistas destacados e também ouvir deles mesmo como foi o processo de criação de suas obras ali expostas.

A exposição já passou pelas unidades do Sesc em Bauru e Jundiaí e fica até 3 de dezembro em Piracicaba. Durante o tempo expositivo, acontecerão atividades complementares como discussões, oficinas e cursos de desenvolvimento artístico. Arte à Primeira Vista contará com mediação de educadores, bem como material educativo para que os visitantes conheçam em detalhes as obras expostas e seus conceitos. É possível também realizar o agendamento de grupos escolares por meio de formulário disponível em sescsp.org.br/arteaprimeiravista.

Programa Arte à Primeira Vista realiza, desde 2005, exposições, publicações e workshops para crianças, jovens, educadores e professores de todo o Brasil. O objetivo é promover o contato do público com a arte contemporânea brasileira, apresentando conceitos, linguagens, propostas, suportes e espaços das obras de importantes artistas do país.

Arte à primeira vista: que linha é essa? – autor Sesc São Paulo
A primeira impressão que temos na apreensão das coisas que nos cercam nos dá a sensação de viver uma aventura que, por vezes, parece inesgotável. Essa experiência que nos encanta, encoraja ou intimida marca nossa aproximação com o desconhecido. A arte como instrumento para descobertas para sensibilizar os sentidos e para refletir o inquieto campo da imaginação, nos apresenta um universo fascinante a ser explorado, e esse é o caminho trilhado, desde 2005, pelo projeto “Arte à Primeira Vista”. Criada especialmente para promover o contato das crianças com a arte contemporânea brasileira, a exposição Arte à Primeira Vista: que linha é essa? é composta por obras do artista Geraldo de Barros e Mira Schendel, que fazem parte do Acervo Sesc de Arte Brasileira, Projeto Leonilson, Frans Krajcberg e Regina Silveira, além de trabalhos da Associação Cultural O Mundo de Lygia Clark e de obras de Mira Schendel cedidas de um acervo particular. Ao preservar e difundir obras de seu acervo, a instituição reafirma o compromisso na democratização do acesso à cultura, os quais constituem valores que se revigoram em mostras compartilhadas. Assim, aproximar as crianças da produção artística atual é oferecer mais um campo de descobertas a ser explorado e uma oportunidade para buscarmos, em seu universo lúdico, o frescor da fantasia e da riqueza de suas interpretações, renovando nossos olhares e impressões à primeira vista.

Serviço: ARTES VISUAIS

Exposição – Arte à primeira vista

Visitação: até dia 3/12.

De terça a sexta, 13h30 às 21h30

Sábados, domingos e feriados, 9h30 às 18h.

Grátis. Livre para todos os públicos.

Agendamento de grupos: sescsp.org.br/arteaprimeiravista

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta