EEP integra programação da SIMAPIRA

EEP integra programação da SIMAPIRA

A comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, 05 de junho, já começou e prossegue até o final do mês em Piracicaba, com atividades durante praticamente todos os dias.

Serão cerca de 60 eventos, presenciais e virtuais, realizados por instituições educacionais, organizações não governamentais/Ongs, companhia de saneamento, empresas, entidades, conselhos e associações que, sob a coordenação da Câmara Municipal a partir da Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, compõem a programação da SIMAPIRA- Semanas Integradas de Meio Ambiente de Piracicaba.

A proposta é viabilizar e ampliar a participação e o acesso a informações relevantes à vida no planeta do ponto de vista da sustentabilidade. Para isso, uma rica programação explorará os mais diversos temas por meio de entrevistas em rádio; plantios de árvores; contação de histórias; concursos de redação e de fotos; diálogos virtuais; visitas a ETES; oficina de compostagem; passeios de barco; fóruns, documentários, relatos, vídeos educativos, palestras, lives e webinars.

A programação completa está em https://escola.camarapiracicaba.sp.gov.br/.

A EEP- Escola de Engenharia de Piracicaba integra esse esforço coletivo em prol do meio ambiente e participa da Semana por intermédio da Escola do Legislativo. Juntas, elas promoverão uma webinar no dia 09 de junho, das 14h às 16h, para refletir sobre “Água e Qualidade de Vida”.

A webinar terá à frente professores da EEP para debater as “Realidades e desafios da gestão de recursos hídricos – um enfoque as bacias dos rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí, com o Prof. Alexandre Vilella; “Infraestrutura do Saneamento”, com o Prof. Daniel Manzi; e “Impactos positivos das boas práticas de gestão de recursos hídricos”, com o Prof. Roberto Padula. 

As discussões e debates prosseguem nos dias 17 de junho, das 9h às 11h, com a palestra “Questões atuais da tutela jurídica do meio ambiente”, ministrada pelo Prof. José Renato Martins (EEP) e Raul Miguel Freitas de Oliveira (USP/FDRP e Unaerp). No dia 18 de junho, das 9h às 11h, os professores Fábio Penatti e Antonio Álvaro Buso, da EEP, coordenam palestra sobre “Sustentabilidade e Conservação”, no contexto dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável – Agenda 2030. 

Ao falar sobre a importância dos temas e da Semana, a vice-diretora acadêmica da EEP, Profª Maria Helena Santini Campos Tavares, considerou que neste momento crucial, fica ainda mais evidente a importância deste tipo de mobilização como ferramenta de debate, compreensão e luta pela superação das questões ligadas ao meio ambiente. “São temas e ações que nos levam a repensar os modelos de consumo e comportamento e a lembrar à sociedade que ela precisa ser protagonista nessa jornada em prol do meio ambiente”, considerou.

Foto- Para a vice-diretora acadêmica da EEP, Profª Maria Helena Tavares, a sociedade precisa ser protagonista do processo de preservação ambiental

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta