Departamento de Meio Ambiente alerta sobre o risco de queimadas

Estamos em um período em que o volume de chuvas e a umidade relativa do ar estão baixas, resultando em diversas doenças respiratórias e também é comum queimadas em áreas urbanas e rurais, sejam, criminosas ou pelo descaso.

O Departamento Municipal de Meio Ambiente e Agricultura de Torrinha diante disso, faz um alerta à população sobre os cuidados necessários com a vegetação.

“Como as queimadas tornam-se mais frequentes nesta época e, em muitos casos, devido à ação do homem, estamos alertando a população sobre como evitar os indesejados focos de incêndio”, destaca o diretor Bento Boteon, diretor do Departamento. .

Alguns cuidados são essenciais para combater esse tipo de crime ambiental em áreas verdes, terrenos e áreas de proteção: não colocar restos de material de construção, materiais inflamáveis, vidros, latas, ou qualquer outro produto que gere calor ao entra em contato com o sol; não jogar bitucas de cigarro próximo a vegetações verdes ou secas; não roçar um terreno e provocar fogo nos resíduos recolhido, pois o fogo pode se propagar.

De acordo com o Departamento Municipal embalagens ou produtos plásticos também podem sofrer com o calor e são combustíveis para possíveis incêndios, portanto, não devem ser descartados indevidamente.

A fauna nativa das regiões afetadas sofre para se deslocar para outras áreas e a recuperação desses locais fica comprometida. Incêndios propositais em terrenos baldios próximos a residências também são altamente prejudiciais à saúde humana. A fumaça, quando inalada, pode provocar problemas respiratórios, pulmonares ou complicações alérgicas.

Além, disso, o Departamento de Meio Ambiente lembra que provocar queimadas em vegetação, matas, ou áreas verdes é crime federal e os culpados podem ser punidos com reclusão e pagamento de multa.
Denúncias sobre queimadas podem ser feitas no telefone (14) 3656-9000.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta