Defesa Civil participa de treinamento para combate a incêndios florestais

Defesa Civil participa de treinamento para combate a incêndios florestais

Representantes de outras secretarias municipais também participaram da atividade

Integrantes da Defesa Civil , da Guarda Civil Municipal, das secretarias de Obras, Meio Ambiente, das Coordenadorias de Trânsito e Esportes e Lazer e representante do aeroporto municipal participaram nesta quarta-feira de um treinamento realizado pelo Corpo de Bombeiros com o objetivo de formar brigadas de combate a incêndios florestais. A ação contou também com representantes da Defesa Civil e Guarda Civil de Charqueada, Águas de São Pedro e Santa Maria da Serra.

O curso é considerado fundamental para capacitar voluntários que auxiliam o Corpo de Bombeiros em ações menos graves ou sob orientação da corporação em casos graves.

“É uma ação importante de prevenção e combate aos incêndios florestais. São repassadas informações básicas teóricas e práticas que capacitam essas pessoas para um auxílio fundamental” disse o sargento Ricardo Migatta, comandante da base do Corpo de Bombeiros de São Pedro, que atende também os municípios de Águas de São Pedro, Charqueada e Santa Maria da Serra.

Como os incêndios têm características sazonais e ocorrem com mais freqüência no período da estiagem, de junho a outubro, com um planejamento ao longo do ano é possível desenvolver ações que resultam na diminuição de focos de incêndio. Entre os exemplos estão detecção de áreas com maior risco de princípio de incêndio, trabalho de educação ambiental com proprietários de sítios e fazendas, abordagem dos riscos de incêndio e a importância de manter aceiros na propriedade, além de atividades com a comunidade da zona urbana e os turistas que acampam.

“A formação desta Brigada de Incêndio Florestal é importante para podermos prestar um serviço de auxílio aos bombeiros e ajudar a preservar um patrimônio tão fundamental como é o caso da vegetação de toda nossa região”, disse o coordenador da Defesa Civil, Roberson Pedrosa.

O coordenador agradeceu o apoio do prefeito Thiago Silva para a realização do curso, que aconteceu na Gruta dos Anões.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta