Comunicação não violenta nas universidades é tema de live nesta sexta-feira

Comunicação não violenta nas universidades é tema de live nesta sexta-feira

Evento, aberto e gratuito, acontece dia 12/2, a partir das 11 horas

Qual foi a última vez que você conversou com um colaborador terceirizado ou com um professor, um técnico-administrativo ou um aluno na universidade onde atua? Essa será uma das questões levantadas pelo professor Cesar Alves Ferragi, do Departamento de Geografia, Turismo e Humanidades (DGTH-So) do Campus Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), durante a live “A comunicação não violenta nas universidades”. O evento, gratuito e aberto ao público, acontece nesta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, e contará ainda com a participação de Fernanda Dutra, professora convidada no módulo Self-Innovation do Master in Business Innovation (MBI) da UFSCar para a matéria Comunicação Não Violenta (CNV).
“A Comunicação não violenta é um convite para abrirmos nossa capacidade de escuta, a começar por nós próprios, e assim escutar melhor os outros e, por consequência, a sociedade como um todo”, define Ferragi. “A CNV é um convite para transitarmos melhor pelos campos de conversa dentro do ambiente universitário, que muitas vezes permanece no âmbito do debate intelectual e mental, em detrimento de uma escuta mais empática e generativa, que gera diálogo e fluxo criativo. Com a CNV aplicada à vida universitária, podemos nos libertar de uma identificação com as ideias e dar espaço para a riqueza e potência dos sentimentos, das emoções, que tanto impactam os processos de aprendizagem ao longo de nossas vidas”. Para o docente da UFSCar, “cultivar a não violência em nossas ações, palavras e atitudes implica também em olhar para as violências diretas, estruturais e atencionais que nos atravessam”.
Na live, serão discutidos temas relacionados à vida universitária e à comunicação não violenta, como os processos de aprendizagem experiencial e os conflitos entendidos como oportunidades de aprendizagem na educação e em Atividades Curriculares de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão (Aciepes). 
O bate-papo online integra o CNV Live, um projeto realizado pela Flyflow consultoria (www.flyflow.com.br), uma organização de desenvolvimento humano. A cada episódio serão abordados tópicos explicando como a Flyflow explora a comunicação não violenta em várias frentes, a partir da inovação do desenvolvimento humano como solução de problemas complexos.

Inscrições
Para participar da live, é preciso fazer inscrição, até o dia 11 de fevereiro, pelo link https://bit.ly/3aVEDKV. O evento acontece das 11 às 12 horas, pela plataforma Zoom, e posteriormente ficará disponível no Youtube. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo Direct da Flyflow no Instagram (www.instagram.com/inova.flyflow).

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta