Testes rápidos para detectar coronavírus foram entregues a Secretaria de Saúde de Charqueada

Testes rápidos para detectar coronavírus foram entregues a Secretaria de Saúde de Charqueada

A Secretaria de Saúde de Charqueada recebeu na tarde desta quarta-feira (8/04) os 1.000 testes rápidos para identificar possíveis casos de contágio do novo coronavírus (Covid-19). O objetivo principal da compra dos testes rápidos é poder identificar possíveis casos positivos da doença e assim oferecer o atendimento adequado para cada caso.

A secretária de Governo, Valkíria Callovi, lembrou mais uma vez que a administração está tomando todas as medidas necessárias no combate à pandemia que se espalhou pelo país, buscando evitar que também se espalhe no município.

“Os testes rápidos chegaram na terça-feira (8/04) e se somam aos diversos esforços da administração no combate a esse vírus, entre os quais a limpeza de ruas e outras ações preventivas”, completou.

Atualmente os exames mais complexos tem demorando um tempo considerável para ficarem prontos, havendo mais de 16 mil exames que aguardam resultados no estado.

De acordo com o Ministério da Saúde, o teste rápido é indicado apenas entre o sétimo e décimo dia do início dos sintomas, como febre e tosse.

Não é recomendado para uso em toda a população, uma vez que não consegue diagnosticar o início da doença, como explica o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta.

“É um teste rápido, mas ele mede o anticorpo. Você teve a gripe, que pode ser de qualquer vírus e, no sétimo dia, a gente fala que a gripe que você está ou que já acabou era causada pelo coronavírus. Esse teste vai ser fundamental para a gente saber se aquela enfermeira, aquele médico ou o profissional de segurança, que teve uma gripe ou que está com uma gripe, testou positivo para coronavírus”, explicou a Secretária de Governo.

Os testes rápidos, fabricados nos Estados Unidos, foram entregues pela secretária de Governo e recebido pela Secretária Municipal de Saúde, Waldirene Cassarotti, acompanhada da diretora do hospital e Maternidade de Charqueada, Erika Francine Scannapieco Fernandes e da Secretária de Governo, Valkíria Callovi.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta