Projeto MPT na Escola premiou alunos de Charqueada

Projeto MPT na Escola premiou alunos de Charqueada

Aconteceu no último dia (6/12), em Campinas, a cerimônia de entrega do Prêmio MPT na Escola, projeto que tem como público alvo alunos do Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) e Ensino Fundamental II (6º e 7º ano) que concorreram em cinco categorias: conto, poesia, música, desenho e curta-metragem.

Este ano os temas abordados foram Combate ao Trabalho Infantil e Aprendizagem Profissional e teve a participação de alunos de nove estados, sendo 24 municípios do interior de São Paulo.

O Prêmio MPT na Escola tem por objetivo fomentar a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização e prevenção do trabalho infantil e da proteção do adolescente trabalhador; reconhecer e divulgar os melhores trabalhos literários, artísticos e culturais produzidos pelos alunos, bem como a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenções à violação dos direitos de crianças e adolescentes.

Foto: Divulgação

A ação é uma parceria entre Ministério Público do Trabalho (MPT), por meio de sua Coordenadoria de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) e Secretarias Municipais de Educação.

A premiação ocorreu em Brasília no dia 03 deste mês no auditório do Ministério Público do Trabalho.

Os alunos foram acompanhados pela professora orientadora do projeto Sueli Thomazini, da diretora Maria Eugênia do Amaral e da Secretária da Educação Claudia Zanatta.

Nessa Etapa Nacional os alunos do 7º Ano da EMEB “José Pedro Mariotti”: Raiane Roberta Cristine Guedes, Jullya Beatriz Baruusi, Heloisa Matias Souza, Robert Maciel da Silva e Emilly Ferreira dos Santos sob orientação da professora Sueli Thomazini e da Coordenadora Márcia Silva, conquistaram o 2º lugar na Etapa Nacional com a música “Cada Um Tem o Seu Tempo, Respeite a Legislação”.

Durante a etapa de sexta-feira, que foi a Etapa Regional, os alunos conquistaram o 1º lugar.

Também conquistaram o 1º lugar na Etapa Regional os alunos do 6º Ano da EMEB Profº. Erotides de Campos Ana Júlia Fernandes, Diego Marques De Oliveira, Franciele Da Silva Cruzatto, Kauã Daniel Petrocelli e Lorena Karolyne Barbosa sob orientação da professora Elaine Cristina Zanatta e da Coordenadora Graciela Joana Teixeira Polegate com o curta metragem “Jovem do Futuro”. Na etapa nacional os alunos conquistaram o 5º lugar.

Como prêmio da Etapa Nacional os alunos receberam medalhas e tablets e o professor orientador um leitor de livro digital. Na etapa regional os alunos receberam medalhas e skates elétricos (hoverboard), enquanto os profissionais de educação ganharam medalhas e tablets.

Segundo a Secretária Claudia Zanatta “essa premiação é fruto de um árduo trabalho de professores e alunos desenvolvido dentro das escolas, com o envolvimento e comprometimento da equipe gestora. São várias etapas até chegar ao produto final, e o conhecimento adquirido ao longo desse processo, é de fundamental importância, por isso, esse concurso é relevante do ponto de vista pedagógico, porque trabalha a arte, cultura e questões que levam o aluno a refletir sobre temáticas impactantes para a sociedade.”

É o segundo ano que Charqueada participa. O ano passado houve conquista, por meio da EMEB “Erotides de Campo” do 3º lugar na Etapa Nacional e o 1º lugar na Etapa Regional, na categoria ‘poesia’.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta