Prefeitura irá realizar mutirão contra a “Dengue e Animais Peçonhentos” em todos os bairros de Charqueada

A Prefeitura de Charqueada irá realizar, entre os dias 22 e 26 de abril, um Mutirão Cata-cacareco, para recolhimento de materiais inservíveis, como parte da Campanha Municipal de Combate à Dengue e Animais Peçonhentos. A ação prevê ainda a conscientizar a população sobre como descartar corretamente os resíduos gerados em suas casas, para evitar possíveis criadouros e proliferação do mosquito Aedes Aegypti e também de outros insetos e animais peçonhentos em suas residências. Fique atento à data agendada para o seu bairro.

Para que não haja a proliferação do Aedes Aegypti e de outros animais peçonhentos, que são aqueles animais que possuem algum tipo de veneno, tipo escorpião, a orientação aos moradores é para que deixem na calçada os materiais inservíveis que possam ser recolhidos pelos funcionários da Secretaria de Obras, Serviços e Meio Ambiente, que irão passar nas ruas no período de 22 de abril, segunda-feira, até o dia 26, sexta-feira.

Entre os materiais inservíveis, estão móveis e utensílios como fogão, geladeira, guarda-roupa, sofás, mesas, cadeiras, colchões, máquinas de lavar roupa, entre outros. Os materiais somente serão recolhidos pelos funcionários se estiverem dispostos nas calçadas, em frente às residências, por isso é necessário que os moradores se antecipem ao dia determinado para a campanha em cada bairro.

O objetivo principal desta ação é eliminar possíveis focos de proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor das arboviroses (doenças como dengue, zika, chikungunya e febre amarela) e do mosquito Lutzomyia longipalpis, transmissor da leishmaniose visceral, bem como evitar a formação de nichos, que são locais com condições de umidade e temperatura adequados para a proliferação de animais peçonhentos, como escorpiões, aranhas e cobras. Além disso, esta ação também visa diminuir a quantidade de lixo descartada irregularmente em diversas áreas do município.

Até hoje, foram registrados no município de Charqueada seis casos de dengue, sendo dois importados, isto é, a pessoa foi picada em outro município, e quatro casos autóctones, que significa que a transmissão ocorreu na cidade. Os principais sintoma da Dengue são: febre, acompanhada mais outros dois sintomas, como dor de cabeça, dor no corpo, náusea, vômito, entre outros. Em caso de suspeita de dengue, a pessoa deve procurar o Hospital e Maternidade Beneficente de Charqueada, localizado na rua Oswaldo Cruz, nº 70 (3486-1296/1333), ou o Posto de Saúde mais próximo à sua residência.

A recomendação do Centro de Controle de Zoonoses é para que a população vede as soleiras das portas, se possível fechar as janelas com tela, sacudir roupas e calçados antes de usar e ficar muito atento ao remover entulhos de construção. Em caso de acidente com animais peçonhentos, a pessoa deve procurar imediatamente o Hospital, para que seja realizado o primeiro atendimento. O soro é o único remédio eficaz em caso de acidentes com animais peçonhentos. Deve-se também manter a pessoa picada calma e em repouso. Retirar relógios, anéis, pulseiras e outros objetos que possam dificultar a circulação sanguínea. Se possível, lavar o local da picada com água e sabão. Não fazer uso de garrotes (torniquetes), nem cortar, furar ou sugar ao redor da picada. Não utilizar substâncias como pó de café, folhas amassadas, fezes de galinha, couro da cobra, terra, fumo, etc. no local da picada.  Essas medidas podem aumentar as chances de infecções na área afetada. Também não se deve dar ao picado pinga, querosene ou álcool. Essas substâncias não neutralizam o veneno e podem causar intoxicação ao acidentado.

A participação de todos os moradores é fundamental para o sucesso desta campanha. A Prefeitura irá fazer a parte dela. Você deve colaborar também fazendo a sua?. Não descartar lixo na natureza é uma atitude inteligente. Deve-se preservar o hoje e o amanhã da gente. Fique atento à data agendada para o seu bairro e coloque previamente os materiais na calçada. Qualquer dúvida, encaminhar mensagem para o e-mail meioambiente@charqueada.sp.gov.br.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta