Prefeitura implanta viveiro municipal e distribui distribuiu gratuitamente mudas de árvores em para a população de Charqueada

Prefeitura implanta viveiro municipal e distribui distribuiu gratuitamente mudas de árvores em para a população de Charqueada

A Prefeitura de Charqueada, por meio do Setor de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, iniciou em 2019 a implantação do Viveiro Municipal localizado na Rua Silvio Perinotti, nº 210, ao lado da Unidade de Vigilância em Zoonoses, que somente em 2020 já distribuiu em 2020 mais de 500 mudas de diversas espécies de árvores nativas e exóticas.

O Viveiro Municipal de mudas de Charqueada foi instalado no local, onde antes era uma área abandonada, dotado de estrutura onde são produzidas e distribuídas gratuitamente mudas de árvores nativas e exóticas frutíferas, que são aquelas que não são originárias da região, mas são tradicionalmente cultivadas na cidade como acerola, goiaba, seriguela, amora, uvaia, cereja-do-rio-grande, cedro-rosa, jatobá, ipês, jequitibá-rosa, entre muitas outras.

A equipe do viveiro, conta com quatro funcionários que realizam desde a coleta de sementes que é feita tanto nas calçadas e praças da área urbana da cidade como nas matas localizadas em propriedades rurais, fazendo inclusive a germinação, cultivo e plantio em áreas públicas, e também em locais onde há tradicionalmente grande acúmulo de lixo, com o intuito de inibir o descarte inadequado de resíduos em áreas públicas.

Além disso, as mudas também são distribuídas gratuitamente para a população de Charqueada. O munícipe só precisa comparecer no endereço acima, das 07h00 às 16h00, e retirar a quantidade de mudas que desejar e estiver disponível no momento. O coordenador do viveiro e responsável pelo setor de Meio Ambiente da Prefeitura, Marcelo Santos, ressalta que o projeto do viveiro “é de longo prazo, e por isso deve ter continuidade dentro da prefeitura”.

Ele destaca que a maioria das mudas leva no mínimo um ano para estarem prontas para doação ou para o plantio em áreas públicas, e algumas espécies mais exigentes, como a jabuticaba, que é nativa da região, pode levar de 3 a 5 anos para estarem prontas. “Neste período, o trato com as plantas deve ser constante, até mesmo aos fins de semana, para que cresçam saudáveis e resistentes”, explica.

O viveiro foi implantado na sua maior parte com materiais recicláveis e que seria descartado pela prefeitura. Já a coleta das sementes é realizada pelos próprios funcionários e os insumos utilizados na produção das mudas na sua maioria são doados por produtores rurais de Charqueada.

Dessa forma, o custo de manutenção é muito baixo e os benefícios são imensos, sendo o principal custo associado ao viveiro a mão-de-obra constante exigida no local. Além disso, no local também serão desenvolvidas atividades de educação ambiental com os alunos da rede municipal e estadual de Charqueada, assim que o período de isolamento social devido à Covid-19 acabar.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta