Prefeitura faz orientação buscando a prevenção da pandemia do Covid-19 em Charqueada

Prefeitura faz orientação buscando a prevenção da pandemia do Covid-19 em Charqueada

A Prefeitura Municipal de Charqueada através da Secretaria Municipal de Saúde, está atenta e trabalha orientando informações junto a população pela prevenção da pandemia de Covid-19, infecção causada pelo novo coronavírus, que exige cuidados de todos, mas exige cuidados redobrados com os grupos de risco, entre eles as pessoas com mais de 60 anos.

O paciente com a doença COVID-19 apresenta geralmente os seguintes sintomas e sinais: Febre (>37,38ºC); Tosse; Dificuldade respiratória; Dor muscular e fadiga; Sintomas respiratórios superiores; e Sintomas gastrointestinais, como diarreia (mais raros).

Para casos leves,  inclui  medidas  de  suporte  e  conforto,  isolamento  domiciliar e monitoramento  até  alta  do isolamento. Para casos graves, inclui a estabilização clínica e o encaminhamento e transporte a centros de referência ou serviço de urgência/emergência ou hospitalares.

Dada a letalidade muito mais elevada da COVID-19 entre os idosos (pessoas com 60 anos ou mais), deve-se priorizá-los para atendimento. Além deles, pessoas com doença crônica, gestantes e mulheres em fase pós-parto devem ter atendimento priorizado.

As medidas de prevenção são: realizar lavagem frequente das mãos com água e sabão e aplicação de álcool em gel, especialmente após contato direto com outras pessoas; utilizar lenço descartável para higiene nasal; cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir; evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca; higienizar as mãos após tossir ou espirrar; não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas; manter os ambientes bem ventilados e evitar contato com pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta