Prefeitura faz alerta sobre aumento de queimadas em Charqueada

Prefeitura faz alerta sobre aumento de queimadas em Charqueada

A  alerta sobre o aumento no número de queimadas que vem ocorrendo no município. Somente até o fim do mês de agosto foram registradas cerca de 65 ocorrências de fogo, dez a mais do que no mesmo período do ano passado quando foram registrados cerca de 55 incêndios.

Atear fogo em áreas rurais, áreas de vegetação, em lotes vazios ou até mesmo queimar resíduos de poda de árvore ou qualquer tipo de lixo no quintal das casas é crime ambiental, passível de multa e de processo criminal.

No município de Charqueada, de acordo com o Artigo nº 100 da Lei Municipal nº 39/2001, em caso de autuação poderá ser aplicada multa no valor de R$ 200 reais, sendo o valor dobrado em caso de reincidência.

A falta de manutenção dos lotes vazios também é crime de acordo com o Artigo nº 23 da mesma Lei, estando o proprietário do imóvel que se encontra com grande quantidade de mato sujeito ao recebimento de multa no valor de R$ 50 reais, sendo o valor dobrado em caso de reincidência.

Portanto, é fundamental que os proprietários de lotes vazios na área urbana realizem a limpeza e a manutenção de suas propriedades. A prefeitura informa que possui um local para a destinação dos resíduos de poda localizado na Av. Ayrton Senna da Silva, próximo à Estação de Tratamento de Água da SABESP, portanto não há justificativa para que as pessoas realizem a queima dos resíduos nos quintais.

Quanto ao lixo doméstico e reciclável, a coleta é realizada em toda a cidade. Caso a sua residência não seja atendida pela coleta de lixo e materiais recicláveis, entrar em contato com o setor de Meio Ambiente pelo telefone (19) 99891-1509.

As queimadas prejudicam o meio ambiente e, sobretudo, a saúde das pessoas. Portanto, deve-se evitar a queima de resíduos, principalmente neste momento atual de falta de chuvas e da elevada disseminação de doenças respiratórias. Colabore para a manutenção da qualidade de vida de Charqueada. Não ateie fogo e denuncie se presenciar alguém fazendo. Seja a favor da vida.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta