Jornalista José Marino Malossi Argentino recebeu titulo de cidadão “Charqueadense”

 

A noite desta segunda-feira, dia 23, foi marcada por muita emoção, com presença de familiares e amigos, aconteceu na Câmara Municipal de Charqueada, a sessão solene de entrega do título de “Cidadão Charqueadense” ao Jornalista José Marino Malossi Argentino – Diretor do jornal “O Regional”, conforme Projeto de Decreto Legislativo de autoria do vereador Mário Firmiano de Oliveira (PSC), vice-presidente da Câmara Municipal, aprovado pelos vereadores.

Marcaram presença autoridades de toda a região, entre elas os prefeitos de Charqueada, José Piazza (PR) e de São Pedro, Helinho Zanatta (PSD) – também ex-prefeito de Charqueada; o vice-prefeito de São Pedro, Thiago Silva (Solidariedade); o vice-prefeito de Charqueada, Ulisses Roccia (PSB); o presidente da Câmara Municipal de Santa Maria da Serra, Cássio Cury (PPS), o vereador de Santa Maria da Serra, Paulo Zambão (DEM), o representante do deputado estadual Aldo Demarchi – assessor parlamentar Ivan Castanho; o ex-prefeito de Charqueada, Romeu Verdi (PSDB); Walmir Hermínio, Secretario de Administração e Alexandre Marques, chefe de Gabinete, representando o prefeito de Águas de São Pedro, Paulo Ronan; o pré candidato a prefeito de Torrinha Ronaldo Gasparello, entre outros.

O presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Barbosa (Solidariedade) presidiu os trabalhos na mesa, que foi composta ainda pelo homenageado, pelo autor Mário Firmiano, os secretários da Mesa Diretora, vereadores Naldo Davanzo (PTB) e Olivio Agostini (PTN) e pelos prefeitos José Piazza e Helinho Zanatta.

O deputado estadual Aldo Demarchi (DEM) deixou um depoimento em vídeo, registrando sua amizade e carinho pelo Jornalista José Marino Argentino.

“Parabenizo Charqueada por hoje receber mais um filho, através da Câmara Municipal. Parabéns Mário e a Câmara Municipal pela justíssima homenagem a um cidadão, que eu particularmente, considero como um cidadão sério, principalmente na área da comunicação, onde ele é um grande profissional. Um profissional independente, que noticia e leva informação para  toda a região. Estivemos na inauguração do seu escritório em Piracicaba e vimos lá o padrão de seu trabalho. Meu grande amigo Marino eu fico muito satisfeito, porque eu também fui agraciado com o titulo de cidadão charqueadense, por isso Argentino nós somos hermanos, eu e você, reconhecidos por esse povo. Para mim realmente é uma grande satisfação poder dar expressão da alma, do que eu sinto pela sua pessoa”, destacou Aldo Demarchi em seu depoimento.

Os familiares de Marino, como é conhecido o homenageado – mãe, tia, esposa e filhos – destacaram o comprometimento com o trabalho e o amor a família.

O autor do titulo, vereador Mário Firmiano de Oliveira (PSC), foi o primeiro a fazer uso da palavra.

“Eu começo minha fala um tanto emocionado pelo vídeo e as histórias, que resumem quem é o Marino. A tia dele falou sobre o seu grande amor, do seu grande coração, que até parece um coração de mãe. No começo do meu mandato como presidente em 2012 lembro que chamei o Marino e disse a ele que faria uma licitação para poder contratar os serviços de um jornal para fazer as publicações dos atos oficiais da Câmara, poderia até renovar o contrato, mas resolvemos fazer o procedimento e ele me disse que tudo bem, que se ganhasse tudo bem, mas se não ganhasse é vida que seguia. Ele acabou ganhando a licitação, com toda a lisura do processo. Com o tempo fomos ficando amigos e andando com ele, além de seu lado profissional, pude ver o seu carinho e amor com sua família, demonstrando a grande pessoa, pai, filho, esposo e amigo que é. E passei admirar também em vários aspectos”, afirmou o autor da homenagem.

“Falar de você como jornalista e de seu jornal, todos aqui nem precisavam ouvir, mas é um jornal de respeito, de credibilidade, que não é politiqueiro e traz para nosso público o que todos esperam, que é a verdade, sem politicagem, sem falar mal de ninguém, mas levando a noticia como ela é. Marino você tem a minha admiração, meu carinho, meu amor e você é para mim uma pessoa que considero como um irmão, você merece tudo isso e muito mais. O seu respeito está explicito através das pessoas que aqui estão, prefeitos, ex-prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretários, amigos e familiares, pessoas que te admiram e você merece. Eu sei que você ainda crescerá mais, porque você cresce sem pisar nos menores, sem pisar em ninguém, sem tentar derrubar as pessoas. Tantos surgiram antes e depois de você, mas não vingaram, porque não foram como você, porque não tiveram talvez você como espelho e você cresce porque sem pisar em ninguém. Segundo uma pesquisa que fizeram aqui em nosssa cidade, seu jornal é lido por 67% das pessoas que leem jornal e vejo isso também na rua e na igreja onde as pessoas nós falam que acompanham nosso trabalho e isso mostra o respeito e a credibilidade do seu trabalho”,  completou Mário Firmiano.

O prefeito de São Pedro, Helinho Zanatta (PSD) fez uso da palavra em seguida, destacando a atuação de Marino.

“Em especial deixo uma palavra para o Marino por essa homenagem que toca muito nosso coração, e externar meu agradecimento a ele. Em 2005 quando ele fundou o jornal “O Regional” pudemos trabalhar um pouco juntos, esteve acompanhando nosso trabalho como jornalista desde a época que éramos vice-prefeito na gestão do Prisco. Quero dizer que se hoje nós fazemos parte da história política da nossa querida São Pedro, onde estou lá como prefeito, uma grande parte disso se deve a você Marino. Você recebe a homenagem aqui, mas lá você ajudou a construir um projeto, fez parte dele. Geralmente um jornal noticia, coloca os fatos, mas por trás do jornal há pessoas, pessoas como você que fazem a diferença na política e lá atrás em nosso escritório me disse se o projeto é esse nos apoiaria e aderiu e já conversava muito antes do que eu, com o Thiago Silva que hoje é nosso vice, com o Francisco Duarte (coordenador de Administração) e outras pessoas”, afirmou Zanatta.

“O que importa é o caráter, o seu profissionalismo e no fundo você se preocupa com a sua comunidade, procurando ajudar as pessoas, atuando nos bastidores. Eu agradeço de coração e tenho essa divida com você, por tudo que nós ajudou, esse titulo aqui é justo e bem colocado pelos vereadores e pela Câmara Municipal. Quando você tem que falar, fala e coloca com transparência e firmeza seu pensamento.  Que deus continue te iluminando e abençoando, dando muita saúde e paz, porque o resto você já conseguiu. É só questão de tempo”, completou o prefeito Helinho Zanatta.

O prefeito de Charqueada, José Piazza, também destacou o trabalho do Jornalista José Marino.

“Agradeço a Deus por estarmos juntos numa noite maravilhosa, uma noite de festa. Hoje para você Marino é uma nova vida e com certeza você esta cheio de orgulho por receber essa homenagem. Quando alguém é homenageado com esse titulo é porque fez algo de bom para nossa cidade e hoje você é um irmão de nossa cidade. Meus parabéns, continue sempre sendo essa pessoa que você é, trazendo as mensagens para nossos moradores. As vezes vemos ele mesmo entregando o jornal e nos pergunta como estava, e eu respondo tava ótimo. Por que? Porque são mensagens verdadeiras, um jornal politiqueiro é um jornal meio diferente, então o seu jornal não é esse politiqueiro. Parabéns para você Marino e sua família, porque é um orgulho para a família também saber que um de seus integrantes recebe um reconhecimento destes”, disse Piazza.

Usando a palavra em nome dos vereadores, o presidente da Câmara Municipal, vereador Fernando Barbosa, destacou sua alegria em poder homenagear José Marino Malossi Argentino.

“Conheci ele nos três anos aqui nesta Casa e o admiro muito, nunca sabe falar não quando alguém solicita alguma coisa, tem horas que quando é para falar ele fala mesmo, nos ajuda aconselha e não leva para casa sua opinião, como disse o prefeito Helinho é uma pessoa verdadeira, sem hipocrisia. Foi dado esse titulo de coração para você, porque você realmente merece e o que precisar dessa Casa pode contar com a gente”, destacou em sua fala o presidente do Legislativo Charqueadense.

O homenageado José Marino, muito emocionado, falou sobre a sua gratidão a Câmara Municipal de Charqueada pelo reconhecimento.

“É difícil falar do sentimento desse momento, porque nós nascemos em qualquer lugar, todo mundo nasce em algum lugar, mas quando você é acolhido como filho por uma comunidade, é um sentimento único, somente quem vivencia é que pode realmente falar, se conseguir falar. É muito gratificante, uma emoção impar. Agradeço ao vereador Mário Firmiano autor da propositura e a todos os vereadores que votaram favoravelmente. Agradeço minha família e filhos pela compreensão e peço até desculpas por não poder conviver mais tempo com vocês, porque saio cedo e volto a noite. Minha esposa, que está sempre do meu lado, deixa de viver sua vida, para viver a minha vida e de nossos filhos e  você sabe que eu te amo. Meus familiares e meus amigos. De coração eu agradeço a todos vocês meus amigos presentes e tenham a certeza que trabalharei ainda com mais entusiasmo para termos uma Charqueada melhor para todos os charqueadenses”, disse o homenageado.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta