Ewerton Clemente assume Secretaria de Governo de Charqueada

Ewerton Clemente assume Secretaria de Governo de Charqueada

O economista Ewerton Clemente assumiu recentemente a Secretaria de Governo de Charqueada, agregando sua experiência à gestão da cidade.

Além de economista, Clemente conta com especialização em gestão pública.

Ele é servidor de carreira da Câmara Municipal de Rio das Pedras e já foi secretário de Finanças.

“Naquela oportunidade como secretário implementamos medidas que reequilibraram as contas municipais e permitiram ampliar os investimentos na cidade”, relembra ele.

Ele destaca que as finanças da cidade estão equilibradas, mas que há desafios à frente, uma vez que a Pandemia, causa além de reflexos na saúde, reflexos econômicos.

“Sobre nossos projetos iniciais para a pasta em Charqueada, verificamos, com base nas informações apresentadas durante a transição e os dados obtidos junto ao Tribunal de Contas e o Tesouro Nacional, que as finanças da Prefeitura encontram-se equilibradas”, diz ele.

“Preocupa, no entanto, como os reflexos da pandemia sobre a economia irão afetar a arrecadação e se continuarão a pressionar os gastos em 2021, principalmente com a expectativa de redução do apoio financeiro pelo governo federal aos munícipios”, completa.

Em virtude disso, o secretário destaca que deve pautar sua ação em apoio ao prefeito Rodrigo Arruda (DEM), para que sejam corrigidas distorções e estimulando as atividades econômicas, sem aumento de impostos neste momento de crise.

“Por essa razão, pretendemos dedicar atenção especial a questão tributária de forma a corrigir distorções e estimular a atividade econômica, sem que isso represente aumento de impostos no momento de crise e, ao mesmo tempo, tornar os gastos mais eficientes pelo lado da despesa”, destaca.

Entre suas metas, estão ainda o compromisso de implantar uma gestão de resultados com participação da população.

“Temos também o compromisso de implementar uma gestão baseada em resultados com ampla participação popular. Nos próximos dias, irei apresentar ao prefeito a minuta de criação do Programa de Metas, principal instrumento do planejamento estratégico participativo, juntamente com o Plano Plurianual (PPA) Cidadão”, destaca.

Clemente detalha melhor sobre como essa ação de participação popular funcionaria.

“Nossa ideia é realizar oficinas presenciais ou online, quando explicaremos sobre o orçamento público e as finanças municipais e daremos à população a possibilidade de definir juntamente com os técnicos da Prefeitura as principais demandas locais e as alternativas possíveis para atende-las com os recursos disponíveis, participando do planejamento desde o diagnóstico até o monitoramento e avaliação”, detalha o secretário de Governo.

Ela acredita que mesmo com poucos recursos e muitas necessidades é possível fazer um bom trabalho.

“Temos poucos recursos e muitas necessidades, mas com planejamento será possível executar ações importantes para o desenvolvimento de Charqueada, que é uma meta e diretriz que me foi dada pelo prefeito Rodrigo Arruda e que iremos trabalhar muito para que possa ser realizada. Agradeço a confiança dele e irei retribuir com muito trabalho pela cidade”, finaliza o secretário.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta