Desenvolvimento regional foi tema de reunião entre diretor do IPPLAP e Secretário de Governo de Charqueada

Desenvolvimento regional foi tema de reunião entre diretor do IPPLAP e Secretário de Governo de Charqueada

Charqueada segue avançando nas tratativas para implementar um plano de desenvolvimento regional. Nesta quinta-feira (6/05), o secretário de Governo Ewerton Clemente esteve reunido com o diretor-presidente do Instituto de Pesquisas e Planejamento de Piracicaba (IPPLAP), Daniel Rosenthal. Também participaram o secretário de Desenvolvimento Econômico, José Luiz Guidotti Júnior e o assessor do prefeito Luciano Almeida, Alex Gama Salvaia.

O Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado tem como objetivo estabelecer diretrizes e ações para orientar o desenvolvimento regional, a partir da união de esforços para reduzir as desigualdades e ampliar a oferta de emprego e renda em nível regional. Para isso, explorar os potenciais de cada município é vetor determinante.

“Hoje mais um passo está sendo dado para avançar nas discussões e dar continuidade no processo de elaboração do plano de desenvolvimento regional abrangendo todos os municípios da região metropolitana de Piracicaba. Não temos dúvida de que isso vai contribuir de forma significativa para o desenvolvimento de todos os municípios da região, em especial os pequenos e de médio porte”, disse Ewerton Clemente.

O próximo passo será a realização de um seminário entre os municípios com a participação de representantes do governo estadual para apresentar benefícios e melhorias que o plano regional pode trazer para o aglomerado urbano.

Distrito Industrial

Durante a reunião, o secretário de Governo de Charqueada também apresentou o projeto do Distrito Industrial. A ideia é que os municípios já comecem a trabalhar em parceria como aglomerados urbanos e façam o desenvolvimento em conjunto visando atrair empresas.

“Piracicaba tem uma fila com mais de 70 empresas querendo se instalar no município e a informação é que já não há área suficiente para comportar todas elas. Se Charqueada tem uma área praticamente pronta, porque não destinar essas empresas para cá e fomentar o desenvolvimento regional?”, questionou Clemente.

Audiência pública para formação da RMP

A população de Charqueada poderá apresentar sugestões para a criação da Região Metropolitana de Piracicaba, de forma virtual, até o próximo dia 15 de maio pelo e-mail audienciapublica@sdr.sp.gov.br.

Em razão da pandemia, a audiência pública sobre a criação da RMP será transmitida no próximo dia 08/05, a partir das 10 horas, ao vivo no canal da Secretaria de Desenvolvimento Regional no Youtube: https://youtube.com/c/DesenvolvimentoRegionalSP.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta