Definidos integrantes do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Charqueada

Definidos integrantes do Conselho de Defesa do Meio Ambiente de Charqueada

Na segunda-feira, dia 17, aconteceu em Charqueada, a primeira reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) que será composto por membros da prefeitura, da Câmara dos Vereadores, da Sabesp, da Casa da Agricultura, da Cooperativa de Reciclagem, de instituições de ensino, pesquisa e extensão, como a Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, e de pessoas independentes da sociedade civil.

Ficou decidido que as reuniões irão ocorrer sempre na terceira segunda-feira de cada mês.

Dessa forma, a próxima reunião do Comdema já tem data para acontecer e será no dia 16 de março, no Centro Cultural do Município de Charqueada, localizado na Rua Arlindo Meneghini, nº 275, bairro Residencial Antonieta, às 19 horas.

Na ocasião, além de decidir quais as entidades que irão integrar o Comdema foram discutidos temas ligados ao meio ambiente do município, como saneamento básico, desenvolvimento de ações ligadas ao turismo ecológico, arborização urbana, legislação ambiental, entre outros temas.

O Comdema está iniciando as suas atividades no município por meio da recém-aprovada Lei Complementar nº 1831/2019, e é uma importante ferramenta para fortalecer a gestão participativa da população no tocante ao Meio Ambiente.

É um órgão criado para proporcionar a participação da população na gestão do meio ambiente, e tem a função de assessorar o poder executivo municipal – a Prefeitura, suas secretarias e o órgão ambiental municipal – nas questões relativas ao meio ambiente. Esse espaço destina-se a colocar em torno da mesma mesa os órgãos públicos, os setores empresariais e políticos e as organizações da sociedade civil no debate e na busca de soluções para o uso dos recursos naturais e para a recuperação dos danos ambientais.

Trata-se de um instrumento de exercício da cidadania, de educação para a cidadania e de convívio entre setores da sociedade com interesses diferentes.

Quem estiver interessado em compor o Comdema ou somente participar da reunião poderá comparecer no dia 16 de março, segunda-feira, às 19 horas, no Centro Cultural de Charqueada. Para tirar dúvidas, entrar em contato pelo e-mail comdema@charqueada.sp.gov.br, ou pelo telefone e whatsapp (19) 99891-1509.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta