Charqueada terá curso técnico de açúcar e álcool em 2022

Charqueada terá curso técnico de açúcar e álcool em 2022

Parceria firmada entre a Prefeitura de Charqueada e o Centro Paula Souza, vai oferecer, a partir do ano que vem, o curso técnico de açúcar e álcool a população do município.

O curso fará parte do vestibulinho do final do ano e serão ofertadas 40 vagas totalmente gratuitas.

A construção dessa parceria teve forte atuação da administração ao longo de 2021. Depois de várias reuniões e estudar a viabilidade do curso em Charqueada, um encontro em São Paulo selou a iniciativa. Também houve reuniões com dirigentes das usinas da região para levantar e identificar a demanda de mão de obra e sinalizar com possíveis parcerias para estes alunos uma vez formados.

Na quinta-feira da semana passada, dia 24, o prefeito Rodrigo Arruda, acompanhado do secretário de Governo Ewerton Clemente; da assessora de Convênios Laraíne Franco e da secretária de Educação Rafaela Buzzo estive em São Paulo, na sede do Centro Paula Souza, conversando com a superintendente da instituição, a professora Laura Laganá.

A reunião foi articulada pelo secretário-executivo de Relações Institucionais da Prefeitura de São Paulo e ex-secretário de Educação do Estado de São Paulo, João Cury, que também participou da reunião.

“Qualificar a mão de obra local é um passo importante para atrair indústrias para o município e consequentemente aumentar a oferta de empregos. Isso é o que faz os grandes centros de geração de emprego ter sucesso. Charqueada está inserida numa região que tem o setor sucroalcooleiro muito forte, e nossa meta é formar e capacitar profissionais que possam ser absorvidos por estas indústrias”, afirmou o prefeito Rodrigo Arruda.

Para firmar a parceria com a ETEC, toda a documentação exigida foi devidamente preparada pela equipe técnica da prefeitura. Além disso, Charqueada está prestes a implantar outro programa mais amplo: o CharqTech.

“Este programa visa fomentar e incentivar a pesquisa na área do agronegócio no município. Teremos não só a formação técnica, mas também vamos trazer uma incubadora de startups, laboratórios para pesquisas e até mesmo uma área de coworking. Vale ressaltar que Charqueada já conta com um pólo da Univesp e isso também será agregado a este projeto maior. Agora temos de fazer o dever de casa: preparar e equipar o prédio e deixar tudo pronto para que em 2022 tenhamos uma turma de 40 alunos cursando técnico em açúcar e álcool totalmente gratuito e sem sair do município”, disse o secretário de Governo, Ewerton Clemente.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta