Secretaria de Meio Ambiente faz plantio de ipês para celebrar Dia da Árvore

Secretaria de Meio Ambiente faz plantio de ipês para celebrar Dia da Árvore

Nesta semana, um ato simbólico da Secretaria de Meio Ambiente de Brotas reuniu crianças da Escola Runer para o plantio de mudas de árvores, das espécies Ipê Amarelo, Ipê Branco em vários pontos na cidade e no bairro do Patrimônio.

A iniciativa marcou o Dia da Árvore em Brotas, comemorado nesta terça-feira, dia 21.

Três espécies foram plantadas no Centro Comunitário, outras duas mudas na Avenida Ricardo Jordani e mais quatro mudas de Ipê na Avenida Eduardo Alexandre Balestrero, no Campos Elíseos e uma na entrada do Patrimônio.

Os professores Ângela e Roberto, acompanharam as crianças do 3° ao 5° anos.

O Dia da Árvore é uma excelente oportunidade para possamos fazer uma reflexão sobre a importância de plantar árvores e preservá-las.

É o momento de nos conscientizar que as árvores são grandes aliadas de todas as espécies vivas, afinal, como todas as plantas, tem papel essencial na produção de oxigênio.

Lembramos também que as espécies arbóreas evitam a erosão e melhoram a umidade relativa do ar, por intermédio da evapotranspiração e, muito importante, servem de moradia para várias espécies de animais, além de fornecer alimento para uma grande quantidade de organismos vivos, inclusive o homem.

Outros benefícios que podemos destacar é que as árvores ajudam a diminuir a temperatura do ambiente, e nos fornecem deliciosas sombras para os nossos momentos de descansos e também para os nossos animais.

Garantem ainda beleza para a nossa cidade, além de contribuir com a nossa economia, pois é através desse tipo de vegetal que conseguimos madeira para a construção de móveis, de casas, que extraímos a celulose, matéria prima na fabricação de papel.

Portanto, todas as comunidades precisam proteger e defender o nosso meio ambiente, e cada um de nós, pode e deve fazer a sua parte.

Ao final do evento, os alunos receberam a Cartilha de Arborização Urbana, manejo de espécies arbóreas, produzida pela Secretaria de Meio Ambiente, em sua segunda versão.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta