PL de Osvaldo Pessoa que cria Campanha sobre conscientização de uso seguro de Pipas é aprovado na Câmara de Brotas

PL de Osvaldo Pessoa que cria Campanha sobre conscientização de uso seguro de Pipas é aprovado na Câmara de Brotas

Nesta semana, os vereadores da Câmara Municipal de Brotas aprovaram o Projeto de Lei do Legislativo nº 004/2020 que “dispõe sobre a realização de Campanha de Conscientização da Pipa Segura no Município da Estância Turística de Brotas e dá outras providências”, de autoria do vereador Osvaldo Pessoa (PSDB).

Na pratica, o PL aprovado em primeira votação, autoriza o Executivo Municipal a realizar campanha com finalidade educativa para a soltura de pipas de maneira segura durante o mês de agosto, durante o qual poderá conter informações sobre os locais de soltura, bem como da proibição de uso de cerol ou outros materiais perigosos e cortantes.

O PL prevê ainda que “Poderão ser colocados cartazes ou realizada divulgação por meio eletrônico, mídias sociais e carro de som”, além de ser realizado um campeonato em local propício à prática da soltura das pipas, cujas regras, premiação, horário e segurança dos participantes serão determinados por ato do Poder Executivo.

Pessoa destaca que muitas pessoas usam as pipas de forma seguras e respeitam as regras, mas que infelizmente há abusos e que o PL visa conscientizar as pessoas sobre o uso seguro.

“Nossa ideia com esse projeto é criar uma campanha de conscientização e de incentivo à difusão da tradição de soltar pipas de maneira segura, em locais adequados, sem o uso de material cortante ou perigoso, como é o caso do cerol, além de contribuir para evitar acidentes com crianças que saem à caça de pipas ou que, distraídas acabam vítimas de acidentes enquanto brincam. Com isso estaremos garantindo que essa atividade lúdica seja mantida em nosso município, fornecendo informações importantes para a prática de soltar pipas. Há possibilidade de o Poder Público, para a ampla divulgação da forma segura de soltar pipas, realize, na data prevista neste projeto, campeonatos de pipa, com premiações, reserva de locais públicos para a prática de soltar pipas em áreas de lazer, praças e demais locais considerados seguros, garantindo mais uma forma de integração dos entes familiares em nosso município”, disse Pessoa.

“Há ainda, muitas outras vantagens e benefícios para a população em geral com o hábito de soltar pipas, além daqueles que citamos nesta mensagem justificativa, como saúde mental e emocional, lembranças emotivas da própria infância e como forma de aproximação de novas amizades, de entes familiares e de convívio social, tão escassos neste momento de transição causado pela pandemia do COVID-19. A data escolhida é a época mais desejada pelos praticantes, pois é época de ventos e de tempo bom para a soltura de pipas. Além disso, certamente é bonito de se ver a arte da confecção de pipas, que podem ganham contornos inesperados, incentivando, também a arte local e a criatividade das pessoas”, completa Pessoa.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta