Parceria elimina a custo zero problema de lixo eletrônico em Brotas

Na sexta-feira da semana passada, a Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura de Brotas realizou a retirada do lixo eletrônico acondicionado no Ecoponto do município.

Estima-se que meia tonelada de material tenha sido recolhido para uma empresa de tratamento em Rio Claro.

Tudo isso a custo zero para a cidade, graças a uma parceria intermunicipal com Torrinha e Dois Córregos, feita pela Secretaria de Meio Ambiente. Revezando o uso dos caminhões (uma vez de cada município), o único dispêndio é o combustível da viagem de ida e volta para Rio Claro, que ocorre geralmente uma vez por ano.

“O lixo eletrônico tem um grande potencial poluidor do solo e da água. Substâncias como chumbo, mercúrio, arsênico, cádmio, entre outros, são cancerígenos e contaminam permanentemente o meio ambiente”, explicou o diretor da Secretaria, Douglas de Freitas.

“A Prefeitura de Brotas tem vários pontos de arrecadação de pilhas, computadores, celulares, monitores, televisões, placas de circuito, etc, e destina tudo isso para um local onde o lixo é devidamente tratado e tornado inerte para a natureza. O cidadão apenas tem que levar até um local de coleta”, completou ele.

Graças a uma parceria com a Acib (Associação Comercial e Industrial de Brotas), o lixo eletrônico pode ser depositado (há caixas identificadas) na Mirage Móveis, Supermercado CIMI, Supermercado Amigo, Supermercado Martinelli, Multidrogas, Loja Gota Preta, O Bistrô e Armazém da Roça.

O material também pode ser levado diretamente no Ecoponto, que fica na rua Alexandre José da Costa, 245, bairro São João.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta