Brotas divulga Plano Municipal de Imunização contra o Covid-19

Brotas divulga Plano Municipal de Imunização contra o Covid-19

A Prefeitura Municipal de Brotas se prepara para iniciar a vacinação em massa contra a Covid-19, assim que for possível e para isso elaborou um Plano Municipal de Imunização, através da Secretaria de Saúde, aprovado pelo Conselho Municipal de Saúde, pelo Gabinete de Combate ao Coronavírus da Prefeitura e Câmara Municipal.

O documento inclui aquisição de insumos, estratégias de logística de distribuição e armazenamento das doses.

“Assim que a vacina chegar, Brotas estará preparada para aplicar as doses na população”, afirmou Leandro Corrêa.

O cronograma de vacinação contra a Covid-19 segue o calendário divulgado no Plano Estadual de Imunização (PEI), com início da oferta das doses em 25 de janeiro – data que ainda depende de confirmação do governo estadual, responsável pelo envio de doses aos municípios. Brotas irá receber as doses da DRS VI de Bauru e está aguardando contato com as instruções de logística.

Segundo o PEI, os grupos prioritários para vacinação são os trabalhadores da saúde em atividade e as pessoas com mais de 60 anos, que serão vacinados de forma escalonada (ver mais abaixo).

Em Brotas, o público-alvo nesta primeira etapa é formado por 3.945 pessoas, sendo 915 trabalhadores da saúde e 3.030 idosos.

Na Cidade, a imunização será feita em postos fixos (Unidades de Saúde) e unidades volantes.

Para isso, o atendimento será ampliado em duas horas diárias e um dia por semana, ocorrendo de segunda a sexta, das 13h00 às 19h00, nos postos 05 fixos: Centro de Saúde II, Unidade Básica de Saúde do Taquaral, Unidade Pró-Mulher, Posto de Saúde da Família Campos Elíseos, Unidade de Saúde do Patrimônio. Aos sábados, das 08h00 às 17h00 no Centro de Saúde II e Unidade Básica de Saúde do Taquaral e postos volantes, incluindo o Broa.

Por conta do processo de vacinação da Covid, a imunização de rotina das crianças passa a ser realizada em novo horário: das 07h00 às 12h00, evitando assim o cruzamento das crianças com as faixas etárias que receberão a imunização desta nova pandemia.

A vacina que será aplicada é feita com vírus inativado do novo coronavírus, produzida pela farmacêutica chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, principal produtor de imunobiológicos do Brasil e responsável por grande parte das vacinas utilizadas no Programa Nacional de Imunizações (PNI), do Ministério da Saúde.

A aplicação é feita em duas doses, com intervalo de 21 dias. Obrigatoriamente, a segunda dose deve ser do mesmo tipo da primeira. Isto porque estão previstas que vacinas de outros fabricantes sejam incorporadas em breve pelo Ministério da Saúde.

A vacinação dos idosos acamados ou com dificuldades de locomoção será feita pelas equipes volantes. Os familiares e representantes legais dos idosos acamados ou com restrições de mobilidade deverão realizar inscrição na unidade de saúde do seu bairro para a vacinação em domicílio. As inscrições serão feitas entre os dias 20 e 25 de janeiro, mediante apresentação de documentação que comprove a condição de saúde do paciente.

Os insumos (seringas, agulhas) para garantir a vacinação de toda a população da Cidade virão do PEI, através da DRS-VI e os demais adquiridos pelo município.

Brotas está preparada, com tudo organizado só esperando o chamado para buscar as doses e insumos.

A Secretaria de Saúde fará um treinamento no Centro Cultural para orientações aos profissionais que participarão deste processo de imunização.

O Centro de Saúde II funcionará como uma central logística, pois está conta com as câmaras frias, refrigerado (de 2 a 8 graus), com sistema de alarme para o armazenamento das vacinas. O local contará com segurança 24 horas por dia, da Guarda Civil Municipal e Polícia Militar.

Três veículos serão utilizados para a distribuição das vacinas e insumos, bem como um eventual remanejamento. Os carros também serão utilizados no deslocamento das equipes de saúde responsáveis pela vacinação dos acamados.

Devem ser notificadas a Vigilância em Saúde do Município para Notificação e monitoramento eventuais casos relacionados a vacina que possam vir a ocorrer.

A prefeitura destaca ainda que: haverá vacina para todas as faixas etárias desta etapa de imunização;  para receber a dose procure a Unidade de Saúde com menos movimento; parentes de pacientes acamados devem procurar unidade de saúde mais próxima para agendamento; respeite os dias e horários de imunização de cada faixa etária; não será oferecida doses da vacina para grupos não prioritários; a vacinação não dispensa o uso de máscaras; as medidas de higiene e segurança contra o Coronavírus devem ser mantidas, como evitar aglomerações, respeitar o distanciamento, higienização com álcool em gel, manter sempre as mãos limpas.

O cronograma dessa primeira fase é a seguinte: (sujeito a confirmação do Estado) – Trabalhadores da saúde e Idosos acima de 60 anos institucionalizados: 25/01 – Início da aplicação da 1ª dose e15/02 – Início da aplicação da 2ª dose;

75 anos ou mais: 08/02 – Início da aplicação da 1ª dose e 01/03 – Início da aplicação da 2ª dose; 70 – 74 anos: 15/02 – Início da aplicação da 1ªdose e 08/03- Início da aplicação da 2ª dose; 65 – 69 anos: 22/02 – Início da aplicação da 1ª dose e 15/03 – Início da aplicação da 2ª dose; 60 – 64 anos: 01/03 – Início da aplicação da 1ª dose e 22/03 – Início da aplicação da 2ª dose.

Serão 05 Unidades fixas: Centro de Saúde II, Unidade Básica de Saúde do Taquaral, Unidade Pró-Mulher, Posto de Saúde da Família Campos Elíseos, Unidade de Saúde do Patrimônio, PAT (dia específico) – cuja população prioritária será vacinada pela equipe da unidade de saúde do bairro, seguindo cronograma por faixa etária, sempre de Segunda a sexta, das 13h às 19h e aos Sábados CSII / UBST e postos volantes das 8h às 17h

Os documentos necessários são: Trabalhadores da saúde: carteira do conselho de classe (CRM, Coren e outros), crachá ou holerite, acompanhado de documento de identidade com foto e comprovante de residência em Brotas e para Idosos: documento de identidade com foto (RG ou CNH) e comprovante de residência em Brotas.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta