Alunos elegem Grêmio Estudantil do Fundamental 2 de Águas de São Pedro

Os alunos do Ensino Fundamental, do 6º ao 9º ano, da Escola “Maria Luisa Fornasier Franzin” da Estancia Hidromineral de Águas de São Pedro realizaram na última sexta-feira (4) a eleição do Grêmio Estudantil. Com três chapas disputando a representatividade dos discentes, foi eleita a Four Element com 58% dos votos, que tem como presidente o aluno Victor Hugo de Moraes, do 8°Ano A. O processo teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação e da unidade escolar por meio do acompanhamento dos professores Eliana Buchee e Mateus de Camargo Ribeiro.

Segundo Mateus, que é professor de História e também ministra aulas de Empreendedorismo Social e Protagonismo e Vida, a eleição foi organizada em conjunto com os estudantes. “Cada passo de todo o processo ocorreu em um dia separado. Primeiro, nos reunimos com os alunos representantes de sala e discutimos com eles as regras do processo de eleição do grêmio. Também redesenhamos o formato do mesmo, colocando cargos novos como Diretor de Formação Cidadã e Diretor de Tecnologias da Educação”.

Apenas um aluno e uma aluna de cada sala poderiam integrar as chapas. “Assim, todos serão igualmente representados no grêmio, além de promovermos a paridade na participação de alunos e alunas”. Todas as regras foram conversadas e aprovadas pelos estudantes do Conselho de Representantes de Sala. “Propomos que esse grupo fosse os difusores das informações e do processo de eleição. Depois disso, divulgamos as regras e passamos, eu e a professora Eliana Buchee, em cada sala colhendo aqueles que tivessem vontade em montar as chapas”. Aqueles que manifestaram interesse, participaram de uma reunião com os docentes e foram orientados sobre como seria a eleição.

Os alunos montaram mesas de inscrição para que os interessados em disputar o grêmio se apresentassem. “Ao final, foram inscritas três chapas, que reuniram-se, cada uma em um local, para montar suas propostas, lema e nome”.

A eleição aconteceu no auditório da escola. Dois representantes de cada chapa participaram do processo como fiscais. “Montamos um sistema de votação digital no Google Forms e disponibilizamos oito tablets para que os alunos votassem. Deu tudo certo, foi tranquilo e rápido. Os estudantes acabaram de votar e o sistema já deu o resultado”. A chapa Four Element conseguiu 108 votos de 201 no total, tendo como lema: Compromisso, Dedicação, Educação e Organização.

Mateus ainda destacou a adesão dos discentes durante a eleição. “Os alunos tiveram uma empolgação muito grande e foram muito participativos em todo o processo. Também adoraram o sistema digital”.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta