Vereadora professora Tatiana sugere distribuição de absorventes nas escolas e UBS de Águas de São Pedro

Vereadora professora Tatiana sugere distribuição de absorventes nas escolas e UBS de Águas de São Pedro

Nesta terça-feira, dia 11, durante a 7ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Águas de São Pedro, a Vereadora Tatiana Heidorn Alvarez de Aquino Pereira, conhecida como Professora Tatiana (Cidadania), apresentou a Indicação nº 53/2021 soliitando que seja estudada a possibilidade de distribuição de absorventes higiênicos gratuitamente nas escolas públicas e na UBS (Unidade Básica de Saúde).

A vereadora argumenta que o tema tem sido discutido em diversas esferas e que algumas cidades já adotam essa medida.

“Um assunto de grande importância tem sido discutido em várias esferas do poder público: a pobreza menstrual, trata-se da situação de vulnerabilidade econômica e social que meninas, mulheres e homens trans passam, pela falta de acesso aos protetores menstruais como absorventes descartáveis, fazendo com que essas pessoas recorram à métodos inseguros, o que pode causar problemas de saúde”, disse ela.

“Como professora já perdi a conta de quantas vezes meninas precisaram de ajuda dentro da escola da sala de aula, por não terem absorventes para a troca ou mesmo por precisarem de instrução sobre o assunto. A Saúde Feminina em todas as fases (adolescência, idade adulta e menopausa) deve receber maior atenção, sendo imprescindível que haja projetos de conscientização para toda a comunidade. A menstruação precisa deixar de ser tabu. Contudo, cabe lembrar que a situação de instabilidade gerada pela pandemia adensou ainda mais a desigualdade socioeconômica e aumentou a demanda por medidas como essas”, completou a vereadora.

Últimas Notícias

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta