Grêmio estudantil estreia seu Podcast em plataforma de streaming

Grêmio estudantil estreia seu Podcast em plataforma de streaming

O desejo de criar um podcast é sonho de que passou por algumas gestões do Grêmio Estudantil da escola municipal, de Águas de São Pedro, assim como do professor Mateus de Camargo Ribeiro, tutor do grêmio. Essa ideia já constava no cronograma de projetos, porém, por diversas questões técnicas, prazos e intempéries acabou sendo adiada.

No início deste ano de 2020, novamente o professor Mateus conversou com a atual gestão do Grêmio e apresentou o projeto, explicando ser o sonho de gestões anteriores e, assim, a proposta foi muito bem aceita por todos os membros.

Como forma de promover uma sequência didática com o objetivo principal de estimular e desenvolver o protagonismo nos alunos participantes desse projeto, primeiramente, foi elaborado um estudo sobre a mídia podcast, desde sua função social às demais características, pelo professor Heber da Silva Pedro, responsável pela Oficina de Leitura e Produção Textual da escola.

Posteriormente foi formado no grêmio um grupo responsável pela elaboração da pauta, pelo levantamento de temas e para a produção do roteiro de um primeiro episódio de podcast. A parte técnica de edição também já havia sido atribuída a um outro grupo, mas, infelizmente, surgiu a crise do Coronavírus e a escola teve de ser fechada.

Todos os projetos da unidade escolar e do próprio grêmio ficaram suspensos até as adaptações necessárias se iniciarem diante a nova realidade de isolamento social.

Desta forma, o Grêmio Malu se deparou com um obstáculo totalmente inédito, mas manteve-se unido devido a idealização e criação de um site do grêmio pelo seu tutor, o professor Mateus, que teve como objetivo principal a comunicação entre a escola e toda comunidade escolar em tempos de pandemia.

Após a criação do site do grêmio, a professora de Língua Portuguesa da escola, Talita Oliveira, em reunião on-line de professores, fez a proposta de que na aba de podcast do site, os alunos integrantes produzissem um primeiro episódio com relatos de suas experiências durante a quarentena.

A proposta foi bem recebida pelos demais docentes e apresentada aos alunos que, prontamente, posicionaram-se como protagonistas e elaboraram reflexões que norteassem um roteiro para a produção textual de seus relatos.

E dando continuidade à concretização desse projeto, os alunos, de forma remota, gravaram seus relatos, realizaram a edição dos áudios com a narração e, por fim, a publicação do primeiro episódio do MaluCast em uma das streamings mais acessadas no mundo que você pode conferir em: http://open.spotify.com/show/2NljdPgr4TQm0IZFBrQvCf?si=oQg9Gfe2Q0idDJZU4d_tBg

http://anchor.fm/malucast.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta