Equipe Gestora e Docentes da Secretaria de Educação de Águas de São Pedro participa de palestra sobre Autismo

Integrantes da Equipe Gestora e Docentes da Secretaria de Educação de Águas de São Pedro participaram de uma palestra em Piracicaba sobre Autismo, ocorrida na terça-feira, (2/04).

A palestra “Os primeiros sinais, ao diagnóstico e tratamento” e foi proferida por Deborah Kerches.

Equipe Gestora e Docentes da Secretaria de Educação de Águas de São Pedro participa de palestra sobre Autismo Foto: Divulgação

A palestrante Deborah Kerches de Mattos Aprilante é neuropediatra, especialista em Transtornos do Espectro Autista.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) “é uma Síndrome definida por alterações presentes desde idades muito precoces, tipicamente antes dos três anos de idade, e que se caracteriza sempre por desvios qualitativos na comunicação, na interação social e no uso da imaginação”, conforme definição do livro “Autismo – Guia Prático”, de autoria de Ana Maria S. Ros de Mello.

O transtorno também é caracterizado por um padrão de comportamento restritivo, repetitivo e estereotipado. Contudo, os níveis de severidade são distintos e há um universo de possibilidades sintomatológicas, com particularidades que merecem cuidados e intervenções individualizadas.

O Autismo foi descrito, pela primeira vez, em 1943, pelo médico austríaco, Leo Kanner

A Organização Mundial da Saúde (OMS) estima que 1% da população do Globo esteja dentro de Espectro Autista. Estatísticas divulgadas em abril do ano passado, pelo Center of Deseases Control and Prevention (CDC) – órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, dão conta de que, atualmente, existe um caso de Autismo para cada grupo de 59 crianças.

Por isso a rede de educação da estância está atenta a questão, sempre preparando seus docentes e equipe gestora.

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta