Alunos assumem gerencia do hotel-escola do SENAC Águas de São Pedro

A 7ª edição do Desafio Senac: Alunos no Comando acontece de 19 a 21 de outubro de 2018, quando 110 alunos de graduação assumem a gestão do Grande Hotel São Pedro – Hotel-Escola Senac, sendo 14 gestores, cada um deles responsável por gerir a sua equipe operacional, formada por estudantes de graduação que atuarão na gerência geral, de hospedagem, de alimentos e bebidas, de eventos, de lazer e do comercial, espelhando as funções dos gestores do hotel-escola.

Ao assumir a gerência de um resort com infraestrutura completa de lazer e serviços de excelência, e com clientes reais, os estudantes das graduações Bacharelado em Hotelaria, Tecnologia em Hotelaria, Tecnologia em Eventos e Tecnologia em Gastronomia dos três campi do Centro Universitário Senac (Santo Amaro, na capital; Águas de São Pedro e Campos do Jordão, no interior) têm a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências de gestão e liderança, contribuindo para sua formação profissional.

“No Desafio Senac, somos estimulados a desenvolver flexibilidade para saber se adaptar às mudanças e trabalhar na gestão das equipes, com foco na satisfação dos clientes e resultados. Também se exige muito planejamento, organização e capacidade de percepção sobre a hora certa de trazer ideias ou resoluções para os problemas”, afirma o gerente geral Alunos no Comando 2018, João Pedro Gonçalves, 21 anos, graduando do Centro Universitário Senac – Campos do Jordão.

O Centro Universitário Senac é a única instituição no Brasil que oferece esse tipo de formação e vivência na área de hospitalidade, proporcionando a prática profissional com clientes reais em ambiente de mercado: o Grande Hotel São Pedro. A iniciativa contribui para a formação de profissionais com excelência em gestão de serviços e experiência.

Além dos alunos de hospitalidade, estudantes de outros cursos, como Bacharelado em Educação Física, Bacharelado em Nutrição e Fotografia, participam do projeto tornando a atividade multidisciplinar.

Preparação – A seleção dos estudantes que ocupam os cargos de gestão acontece no primeiro semestre. Para fazer parte do processo, é necessário ter participado de edições anteriores do Desafio Senac: Alunos no Comando. Os candidatos ainda passam por entrevistas e dinâmicas de grupo com os gestores dos hotéis-escola Senac e professores do Centro Universitário. A partir dessa escolha, os alunos gestores selecionam outros estudantes para compor a equipe operacional que atuará com eles nas respectivas áreas, assumindo todo o processo seletivo e de recursos humanos.

“É um projeto de carreira que coloca os alunos em contato com o setor de hospitalidade, que abre muitas portas para o mercado nacional e internacional. Ter, durante a graduação, a oportunidade de trilhar diferentes posições no Alunos no Comando, acumulando experiências e aprendizados em diferentes áreas, até alcançar uma posição de liderança, é uma oportunidade única que contribui para uma sólida formação profissional”, afirma Sandra Maia, coordenadora dos cursos Bacharelado em Hotelaria e Tecnologia em Eventos do Centro Universitário Senac – Santo Amaro.

Os participantes do Alunos no Comando vivenciam conceitos de branding e posicionamento de marca, team building, Canvas, coaching, inovação e criatividade, captação de recursos, gestão de pessoas, finanças, marketing, administração, vendas, precificação, comunicação, além do desenvolvimento de habilidades interpessoais e em serviços hoteleiros que são trabalhados ao longo do curso e lapidados durante o projeto, como  o exercício da empatia, da inclusão, da diversidade e da humanização das relações.

Além do domínio técnico e do acompanhamento dos resultados do evento, são mobilizadas habilidades de liderança, relacionamento interpessoal, trabalho em equipe, gestão de conflitos, criatividade, flexibilidade, organização e atitude empreendedora, indispensáveis para o sucesso do profissional de hospitalidade.

Conhecimento profissional – Atual chefe de fila (cargo que responde diretamente aos maîtres) do Grande Hotel São Pedro – Hotel-Escola Senac, Thiago Radael começou sua carreira profissional após iniciar a capacitação Garçom no Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro. Na época com 28 anos, ele já sabia que a instituição era referência na área, porém, não imaginava o quanto ela e o Desafio Senac: Alunos no Comando seriam importantes para sua trajetória profissional.

Hoje com 33 anos, Thiago conta que, durante o curso, realizou atividades nos hotéis-escola Senac de Águas de São Pedro e de Campos do Jordão e teve a chance de lidar com hóspedes e situações reais da profissão. Vivendo por três anos a rotina de um hotel de alto padrão, Thiago decidiu fazer uma faculdade e se inscreveu, em 2016, no curso Tecnologia em Hotelaria, também ofertado pelo Centro Universitário Senac – Águas de São Pedro. Na graduação, soube do Desafio Senac: Alunos no Comando e se candidatou.

“Na primeira vez que participei da iniciativa, em 2016, atuei como maítre e fui responsável pelo salão. Já na segunda vez, no ano seguinte, no hotel-escola de Campos do Jordão, atuei como assistente de alimentos e bebidas. Ambas as experiências foram importantes para o meu desenvolvimento, sem contar no networking e na troca de experiências proporcionadas”, conta Thiago.

Atualmente conciliando estudos e profissão, o aluno ainda presta consultoria para um hotel na cidade de Tatuí, no interior de São Paulo. “Minha função é treinar e desenvolver os garçons. Passo para a equipe tudo o que aprendi no Senac e, principalmente, no Desafio”, ressalta.

Sobre os cursos – O Bacharelado em Hotelaria possui o conceito 5, excelente, na avaliação do Ministério da Educação (MEC). Com duração de quatro anos, é oferecido no Centro Universitário Senac – Santo Amaro, na capital, com o objetivo de preparar os universitários para atuar em diversos campos da área de hospitalidade, como hotéis, resorts, navios, condomínios, empresas de consultoria, complexos de lazer e recreação, parques temáticos e shopping centers, a partir de aulas realizadas em laboratórios específicos, sempre aliadas às tendências do mercado e com oportunidades de vivenciar a prática da profissão em situações reais, como o Desafio Senac: Alunos no Comando.

A mesma proposta pedagógica se aplica ao Tecnologia em Hotelaria, igualmente com conceito 5, excelente, na avaliação do MEC, então oferecido no campus Águas de São Pedro. Contudo, o tecnólogo possui duração de dois anos, mas também oferece a possibilidade de atuar no mercado da hospitalidade, com foco em questões ligadas à operação do negócio hoteleiro e à gestão de serviços.

O curso Tecnologia em Gastronomia do Centro Universitário Senac é referência, reconhecido por profissionais renomados da área. A infraestrutura é única no Brasil e oferece aos alunos corpo docente qualificado, projeto pedagógico diferenciado, possibilidades de estágio em empreendimentos destacados, de intercâmbios e vivências interdisciplinares.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta