Águas de São Pedro recebe Gourmet Jazz Festival

Cardápio oferece alta gastronomia e boa música

 

 

A cidade de Águas de São Pedro esta sediando desde ontem a primeira edição do Gourmet Jazz Festival, um evento que reuni o charme da estância hidromineral com o sabor da alta gastronomia com shows de grandes nomes do jazz mundial e nacional, sendo várias apresentações com entrada gratuita. O evento acontece ao longo do final de semana, feriado em celebração ao Dia da Consciência Negra.

O cardápio de atrações do festival é bem variado e traz nomes de peso, como o trio de jazz liderado pelo pianista norte-americano Ramsey Lewis, que se apresenta pela primeira vez no país, e o Trio Corrente, grupo paulista de jazz que em 2014 venceu o Grammy na categoria de melhor álbum de jazz latino.

Grande Hotel São Pedro vai sediar algumas das atrações internacionais – com entrada e ingressos exclusivos para os hóspedes do hotel – enquanto o Centro de Eventos e Convenções, com capacidade para três mil pessoas, vai ser o palco de sete shows de jazz para o público em geral e com entrada gratuita, mas é preciso imprimir o vale-ingresso antecipadamente (veja programação completa dos shows abaixo).

Centro de Convenções – Palco Principal (entrada gratuita mediante impressão antecipada do vale-ingresso)
21/11 –
18h30 às 19h30 – Louise Woolley
Louise Woolley, 27 anos, é pianista e compositora. Seu trabalho tem o foco na improvisação como forma de expressão de cada indivíduo do grupo, porém suas melodias têm influência clara da canção brasileira. Em 2002 começou a tocar na noite paulistana ao lado de seu pai (o contrabaixista Pete Woolley) e de músicos como Cacá Malaquias, Michel Leme, Nestico Aguiar, Lito Robledo, entre outros. Após várias de suas composições terem sido gravadas por renomados músicos brasileiros, a pianista finalmente pôde registrá-las da maneira como as concebeu, gravando seu primeiro disco (totalmente autoral) em junho de 2012.

20h30 às 21h30 – Marcelo Monteiro Sexteto
O saxofonista Marcelo Monteiro, nascido em São Paulo, já se apresentou ao lado de diversos artistas brasileiros e internacionais. Destaque na cena instrumental brasileira, já participou de diversos festivais pelo país, entre eles: Jazz na Fábrica, Expresso Jazz SP, Conexão SP, Festival de Inverno de Garanhuns, Projeto Jazzítico do Sesc Vila Mariana, Tum Tum Instrumental (Caxias do Sul – RS), Santander Cultural (Porto Alegre – RS) e também o programa Sesc Instrumental Brasil. Em 2015 lançou seu segundo álbum, “Rasante”, que traz uma atmosfera jazzística brasileira cheia de grooves. Todas as faixas foram gravadas com um quinteto de base (sax, trompete, baixo, teclados e bateria) e também contou com a participação de Guilherme Kastrup nas percussões e um trio de cordas. Atualmente se apresenta com sexteto formado pelos músicos Amilcar Rodrigues (trompete), Daniel Amorin (baixo), Marcelo Castilha (piano e teclados), Matheus Prado (percussão) e Mauricio Caetano (bateria).
22h00 às 23h00 – Jon Faddis
Nascido em 24 de julho de 1953, na cidade de Oakland, na Califórnia, Jon Faddis é um dos maiores nomes do trompete da atualidade. Em sua carreira, já trabalhou com alguns dos músicos mais conceituados do mundo do jazz como Dizzy Gillespie, Count Basie, Charles Mingus, Stan Kenton, Thad Jones e Lionel Hampton. Seu trompete característico pode ser reconhecido em centenas de gravações e diversas trilhas sonoras para o cinema e televisão. Além de mundialmente reconhecido como um dos mais inovadores e inspiradores trompetistas de jazz de todos os tempos, Faddis atua também como maestro, compositor e educador musical, dividindo seu talento com as novas gerações de músicos de jazz. No Gourmet Jazz Festival 2015, ele se apresenta ao lado de outros excelentes músicos. Acompanham Faddis ao Brasil nomes como o pianista David Hazeltine, o baixista Kiyoshi Kitagawa e o baterista Dion Parson.
22/11 –
11h00 às 12h00 – Traditional Jazz Band
Em 1964, um grupo de jovens universitários paulistanos se uniu com a proposta de recriar o jazz tradicional com um espírito próprio. Nascia assim a Traditional Jazz Band, grupo que já realizou centenas de shows pelo mundo, incluindo participações de destaque em festivais nas cidades de New Orleans, Washington e Boston. A banda é formada por Alcides Lima, o Cidão, na bateria e washboard, Edo Callia no piano, Eduardo “Dudu” Bugni no banjo e violão, William Anderson no Trombone, Carlos Chaim no contrabaixo, Austin Roberts no trompete e Marcos Mônaco no clarinete, sax-alto, sax-tenor, sax-soprano e flauta. O repertório é formado por composições de grandes mestres como Duke Ellington, Fats Waller, Count Basie entre outros. Misturando boa música, humor e informação, em cada show o público se diverte e aprende um pouco mais sobre o jazz.
Palco Grande Hotel São Pedro – atrações exclusivas para hóspedes:

21/11 –
20h30 às 21h30 – Daniel Daibem
Guitarrista, também formado em Rádio e Televisão pela Faap, Daniel ficou conhecido em São Paulo, através do programa “Sala dos Professores”, transmitido ao vivo pela Rádio Eldorado, durante sete anos. No programa, Daniel traduzia a linguagem do Jazz, de forma simples e divertida para os ouvintes e interessados em música. Estudou por oito anos na Groove Escola de Música, sob os cuidados do mestre Leive Miranda. Hoje, Daniel Daibem une seu conhecimento e desenvoltura como comunicador e guitarrista, nesta apresentação com seu quarteto.
22h00 às 23h00 – Ramsey Lewis
Compositor e pianista, Ramsey Lewis é uma verdadeira lenda do jazz. Considerado “o grande intérprete”, recebeu este título graças ao seu estilo único e à escolha criteriosa de seu repertório. Nascido em Chicago (27 de maio de 1935) é um representante da grande diversidade musical da cidade. Desde o seu primeiro disco, “Ramsey Lewis and his Gentlemen of Swing”, obteve o reconhecimento dos fãs de jazz, sendo que em 1965 acabou se tornando um dos pianistas mais bem sucedidos do país, alcançando as paradas de sucesso com “The In Crowd”, “Hang On Sloopy” e “Wade in the Water”. Vencedor de três prêmios Grammy e de sete discos de ouro, apresentador de programas no rádio e na televisão, “Mr. Lewis” vem pela primeira vez ao Brasil com o seu quinteto, formado atualmente por Henry Johnson na guitarra, Joshua Ramos no baixo, Charles Heath na bateria e Tim Gant nos teclados.

Gastronomia: O Gourmet Jazz Festival ainda terá uma programação gastronômica especial. Inspirado pelas parcerias do jazz, o festival juntou a expertise dos chefs dos restaurantes e bares do Grande Hotel São Pedro, sede da reconhecida escola de gastronomia e turismo do Centro Universitário do Senac, com a tradição da culinária de Águas de São Pedro, o que resultou na Feira Gastronômica Gourmet Jazz Festival 2015.

Uma seleção de dez pratos especiais foi desenvolvida especialmente para o festival, envolvendo os estabelecimentos de alimentação da cidade em parceria com os alunos e professores do Centro Universitário Senac. Em versões degustação, os pratos poderão ser saboreados na Feira, que será realizada no sábado, dia 21, na praça Boulevard, em frente ao Centro de Convenções, das 11h às 15h e das 19h às 22h. E durante os três dias de evento, o público também poderá saborear as receitas exclusivas nos restaurantes participantes do festival, em versões para refeição. O menu inclui delícias como Escodidinho de pernil, Risoto de confit de pato, Feijoada de pintado com farofa de bambá, Polenta cremosa com ragu de costela e agrião precoce, entre outros

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta