Águas de São Pedro avança para fase amarela do Plano São Paulo

Águas de São Pedro avança para fase amarela do Plano São Paulo

A cidade de Águas de São Pedro assim como todos os 26 municípios que integram o Departamento Regional de Saúde (DRS-X) de Piracicaba avançaram da fase 1 (vermelha) para a fase 3 (amarela) do Plano São Paulo de retomada gradual da economia, anunciou o secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, nesta sexta-feira (7/08). Com isso, os municípios que integram a região de Piracicaba poderão seguindo protocolos estabelecidos pelos organismos de saúde e governo como as regras de distanciamento, higienização das mãos com álcool em gel, reabrir os comércios não essenciais, inclusive salões de beleza, academias, bares e restaurantes.

Por conta do Dia dos Pais que será comemorado amanhã, domingo, a flexibilização passa a valer a partir de hoje, sábado (8/08). Os municípios podem elaborar decretos com regras específicas e mais restritas, mas não podem liberar atividades além do que autoriza o plano estadual.

Depois de permanecer por três semanas na fase vermelha a região de Piracicaba  avançou para a 3ª fase – amarela, mesmo sem passar pela segunda fase – laranja. O secretário de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, destacou durante coletiva de imprensa que a região teve aumento no número de leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

As 26 cidades pertencentes a DRS-X de Piracicaba que avançaram para a fase amarela:

Águas de São Pedro; Analândia; Araras; Capivari; Charqueada; Conchal; Cordeirópolis; Corumbataí; Elias Fausto; Engenheiro Coelho; Ipeúna; Iracemápolis; Itirapina; Leme; Limeira; Mombuca; Piracicaba; Pirassununga; Rafard; Rio Claro; Rio das Pedras; Saltinho; Santa Cruz da Conceição; Santa Gertrudes; Santa Maria da Serra e São Pedro.

Os comércios e serviços que podem funcionar na fase amarela:

Shoppings e galerias: com capacidade de 40%, horário reduzido (6 horas) e praças de alimentação ao ar livre ou áreas arejadas; Comércio em geral: com capacidade de 40% e horário reduzido (6 horas); Serviços: com capacidade de 40% e horário reduzido (6 horas); Restaurantes, bares e similares: somente ao ar livre ou áreas arejadas, com capacidade de 40%, horário reduzido (6 horas) e atendimento presencial até 17h00; Salões de beleza e barbearias: com capacidade de 40% e horário reduzido (6 horas); Academias de esportes: com capacidade de 30%, horário reduzido (6 horas), atendimento com hora marcada, permissão de aulas e práticas individuais (aulas e práticas em grupo estão suspensas); Eventos e convenções: somente permitidos após 28 dias de classificação na fase amarela, com capacidade de 40%, horário reduzido (6 horas), venda apenas online e controle de acesso com lugares marcados, além de proibição de atividades com o público em pé.

Demais atividades que gerem aglomerações estão proibidas

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta