Acipi: Memorial do Empreendedorismo retoma as atividades

Grade de 2016 conta com inovação: a Semana do Empreendedorismo

 

Após breve recesso durante o período de férias escolares, o Memorial do Empreendedorismo da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) retomou as atividades a partir desta segunda-feira, 1º de fevereiro, e projeta um ano repleto de atividades voltadas à cultura e educação.

As visitas, que acontecem de terça a sexta-feira, possibilitam uma volta ao tempo, um resgate da história do empreendedorismo de Piracicaba, por meio de ferramentas tecnológicas em um espaço dinâmico e interativo.

“Esse Memorial foi projetado para ser um espaço interativo. Um ponto de convergência entre a cultura e o empreendedorismo. As visitas são muito importantes e pretendemos intensificá-las durante o ano, para que a população e estudantes conheçam e se inspirem no desejo do empreendedorismo”, aponta a diretora do Departamento Cultural da Acipi, Celisa Amaral Frias.

Trata-se de um espaço físico e sociocultural que remete aos fatos memoráveis do desenvolvimento econômico da cidade, a partir do século XVIII até o presente. Desta forma, o Memorial mantém viva a história de Piracicaba e permite que os observadores interajam com os conteúdos expostos. Fotos, artigos, anúncios, linha do tempo, piso interativo, objetos de época e pinturas fazem parte do acervo, que pode ser visitado mediante agendamento.

Novidade em 2016 – Além da programação de visitas, da Semana Nacional de Museus – em maio, do prêmio Sustentart e das atividades alusivas à semana da Pátria – em setembro, o Memorial do Empreendedorismo avança em outubro deste ano com a Semana do Empreendedorismo. O evento é novidade no Memorial e tem como objetivo estimular os jovens à prática do empreendedorismo, visando um futuro promissor.

Retrospectiva 2015 – Superando as expectativas, no último ano, o Memorial do Empreendedorismo da Acipi recebeu 435 visitantes. A maior parte deles são alunos da rede pública de ensino, por meio de uma parceria entre a entidade e a Diretoria Regional de Ensino – Região de Piracicaba, que prevê a interação dos estudantes com o processo histórico de desenvolvimento da cidade fora da sala de aula, em um ambiente atrativo e que se expressa em uma linguagem muito próxima aos jovens: a tecnologia. Assim, o aprendizado se torna mais leve e atrativo aos adolescentes.

Em 2016, o Memorial completa quatro anos de atividades e já recebeu mais de 6.500 visitantes.

Visitas – O Memorial do Empreendedorismo funciona de terça a sexta-feira, das 9h às 17h, na sede da Acipi – rua do Rosário, 700, Centro. Horário especial noturno: às quartas-feiras, das 19h às 22h. As visitas são gratuitas e devem ser agendadas previamente pelo telefone: 3417-1766, ramal 736, ou pelo e-mail: memorial@acipi.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta