5ª Semana Municipal de Aleitamento Materno terá programação online em agosto

Preparação para o evento acontecerá com duas lives via Instagram

Com a impossibilidade do município realizar eventos presenciais devido à pandemia da Covid-19, mais uma vez a Secretaria de Saúde realiza a Semana Municipal de Aleitamento Materno (SMAM) de forma online de 2 a 5 de agosto. Nesta 5ª edição, a programação do evento será transmitida pelo Facebook, Instagram (@smampiracicaba) e Youtube (SMAM Piracicaba). O conteúdo produzido durante a semana será postado nestas redes sociais para celebrar o intitulado “Agosto Dourado” pela sua relação com o leite materno, considerado um alimento padrão ouro para a primeira infância e de extrema importância para a redução da mortalidade infantil. Assim como nos últimos anos, a realização é da Prefeitura em parceria com o HFC (Hospital dos Fornecedores de Cana), Santa Casa de Misericórdia e Unimed Piracicaba.

 A Organização Mundial da Saúde (OMS) preconiza o aleitamento materno exclusivo até aos seis meses de vida, estendendo até os dois anos, com alimentação complementar. Sendo assim, conforme lembra o secretário de Saúde, Filemon Silvano, a amamentação é a principal forma de fornecer ao bebê os nutrientes necessários para sua sobrevivência e seu desenvolvimento. “A partir desta primícia, com a programação deste ano, queremos ampliar o entendimento da sociedade sobre a importância dessa prática natural”, disse.

 A novidade para este ano, de acordo com a coordenação da SMAM, é a agenda de atividades espalhadas ao longo do mês de agosto e com duas lives preparatórias antes da abertura do evento de 2021. Na Pré-SMAM, serão duas lives, às 20h, pelo Instagram do evento, sendo o primeiro na terça-feira (27/07) com o tema “Importância do Pré-Natal para proteção, apoio e estímulo ao aleitamento materno”, com a enfermeira obstétrica e consultora internacional de Lactação (IBCLC), Kátia Pessall, com mediação de Adriana Brandão, enfermeira da Atenção Básica; na quinta-feira (29/07), o tema será “Proteção Legal da Amamentação: você conhece a NBCAL?”, com Cláudia Gondim, fonoaudióloga e membro da IBFAN (Rede Internacional em Defesa do Direito de Amamentar), com mediação de Ana Paula Vioto Ferraz, nutricionista da CPAN (Coordenadoria de Programas de Alimentação e Nutrição de Piracicaba).

 “Após a semana a programação continua até o final de agosto com lives no Instagram sempre as terças e quintas-feiras, às 20h, sempre com temas diversos voltados a amamentação. São abordagens que ensinam e orientam a população, ou seja, não é especificamente para quem vai ser mãe ou para a mãe que amamenta, ela é interessante para toda a família. Vale a pena conferir”, destacou a enfermeira obstetra Tatiana Bonini, coordenadora de enfermagem do Departamento de Atenção Básica de Piracicaba e uma das coordenadoras do evento.

 ABERTURA – Como já é tradicional, a palestra de abertura acontece sempre com um tema ligado ao foco da Semana Mundial. Com transmissão pelo Youtube, o pediatra, consultor internacional de lactação (IBCLC), docente da Faculdade de Medicina-UFRJ, Marcus Renato de Carvalho, vai falar sobre o tema “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade compartilhada”, tendo como mediadores o médico pediatra Rogério Tuon, coordenador do Programa Saúde da Criança de Piracicaba e do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde e da enfermeira obstetra Tatiana Bonini.

 PANDEMIA – Durante a pandemia da COVID-19, o aleitamento materno tem sido afetado de forma positiva e negativa. Devido aos bloqueios e restrições de movimento na maioria dos países, os pais tiveram mais tempo de estar em casa e se concentrar em cuidar e nutrir seus bebês. Por outro lado, a separação de mães e bebês devido aos riscos percebidos de transmissão do coronavírus tem sido praticada em vários países. A OMS recomenda mantê-los juntos porque o aleitamento materno não é apenas seguro, mas também previne a mortalidade neonatal excessiva. O impacto da separação no início e continuidade do aleitamento materno pode ser devastador.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO

5ª Semana Municipal do Aleitamento Materno de Piracicaba

“Proteger a Amamentação: uma responsabilidade de todos”

PROGRAMAÇÃO PRÉ-SMAM

Lives que acontecem pelo Instagram da SMAM Piracicaba, sempre às 20 horas.

Terça-feira (27/07)

Tema: “Importância do Pré-Natal para proteção, apoio e estímulo ao aleitamento materno” com Kátia Pessall, enfermeira obstétrica e Consultora Internacional de Lactação (IBCLC)

Mediador: Adriana Brandão, enfermeira da Atenção Básica

Quinta-feira (29/07)

Tema: “Proteção Legal da Amamentação: você conhece a NBCAL?” com Cláudia Gondim, fonoaudióloga, membro da IBFAN

Mediador: Ana Paula Vioto Ferraz, Nutricionista da CPAN

PROGRAMAÇÃO DA SEMANA

Segunda-feira (02/08), às 20h

Live de Abertura sobre o tema da SMAM 2021

Tema: “Proteger a Amamentação: uma responsabilidade compartilhada” com Marcus Renato de Carvalho, pediatra, consultor internacional de lactação (IBCLC), docente da Faculdade de Medicina-UFRJ, editor do site www.aleitamento.com

Mediadores: Dr. Rogério Tuon, coordenador do Programa Saúde da Criança de Piracicaba e do Programa de Residência Médica da Secretaria Municipal de Saúde de Piracicaba e Tatiana Bonini, enfermeira obstetra e coordenadora do Departamento de Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Piracicaba.

Transmitido pelo youtube da SMAM Piracicaba

Terça-feira (03/08), às 19h

Cine Debate com o filme “Tigers”.

Debatedores: Dra. Ludmila Tavares (odontóloga materno-infantil, especialista em Aleitamento Materno e cuidado Materno-infantil – Mamação); Cíntia Ribeiro (enfermeira obstetra, coordenadora da IBFAN Brasil); Gabriele Carmelo (nutricionista da Santa Casa Saúde); Eloisa Barreira de Oliveira (pediatra da Santa Casa).

INSCRIÇÕES:

Vagas limitadas e inscrições prévias em link nas redes sociais da SMAM Piracicaba.

OBS.: O filme será transmitido pela plataforma Zoom (privado), mediante inscrição antecipada. Debate público transmitido pelo YouTube da SMAM Piracicaba.

Quarta-feira (04/08), às 19h30

Webinar transmitido pelo youtube da SMAM Piracicaba

Tema 1: “Por que investir no marketing do aleitamento materno” com Dra. Suzana Jagle, médica pediatra, neonatologista e responsável técnica pelo Banco de Leite (BLH-HFC)

Tema 2: “Proteção do Aleitamento Materno e o marketing na introdução alimentar” com a nutricionista Andresa Mendes (CPAN)

Mediador: Ana Paula Vioto Ferraz (nutricionista da CPAN)

Quinta-feira (Dia 05/08), às 19:30

Webinar transmitido pelo youtube da SMAM Piracicaba

Tema 1: “A importância da Golden Hour na proteção da amamentação versus prescrição indiscriminada de substitutos do LM” com a Dra. Alice Borges Gouvêa, neonatologista com atuação em Alojamento Conjunto, Sala de Parto e Unidade de Cuidados Intermediários (Unimed)

Tema 2: “O impacto de bicos e chupetas no aleitamento materno” com Dra. Ludmila Tavares, odontóloga materno-infantil, especialista em Aleitamento Materno e Cuidado Materno-infantil (Mamação)

Mediador: Dayse R. Feitosa (enfermeira obstetra da Unimed Piracicaba/Medicina Preventiva)

PROGRAMAÇÃO DURANTE O MÊS DE AGOSTO

Lives que acontecerão toda 3ª e 5ª feiras do mês de agosto, pelo Instagram da SMAM Piracicaba, sempre às 20 horas.

Dia 10/08

“Amamentação em tempos de Covid” com Juliana Dalossi, enfermeira e consultora internacional em Lactação (IBCLC)

Mediadora: Dra. Ludmila Tavares (Mamação)

Dia 12/08

“Políticas Públicas na Proteção do Aleitamento Materno” com Lilian Pimenta, enfermeira obstetra e neonatologista, coordenadora do Programa de Aleitamento Materno de Ribeirão Preto/SP

Mediadoras: Tatiana Bonini (DAB) e Ana Paula Vioto Ferraz (CPAN)

Dia 17/08

“Proteger o aleitamento materno na prematuridade” com a dra. Tatiana Balleroni, pediatra (Unimed)

Mediadora: Dayse R. Feitosa (Unimed)

Dia 19/08

“Humanização do nascimento, estímulo e proteção ao AM na 1ª hora” com a dra. Flávia Schaidhauer, pediatra pró amamentação

Mediadora: Dayane Rocha (BLH-HFC)

Dia 24/08

“Amamentação e negritude” com Fernanda Lopes, psicóloga e psicanalista

Mediadora: Marcela Buoro, do programa Saúde da Mulher (SMS)

Dia 26/08

“Amamentação e a mulher trabalhadora” com Ana Lígia Martins da Costa, da Raízen.

Mediadoras: Dayse R. Feitosa (Unimed) e Ana Paula Vioto Ferraz (CPAN)

Dia 31/08

“Amamentação com enfoque de gênero” com a Alessandra Marcuz, enfermeira, especialista em aleitamento materno

Mediadora: Érica da Cruz (Atenção Básica/SMS)Ocultar histórico de mensagensJAJose Marino Agentino <oregionaled@hotmail.com.br>Seg, 26/07/2021 09:36Para:

  •  Você

Att;

1494273548940_Assinatura

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta