Com Tiggo 8, Caoa Chery comemora marca de 20 mil carros feitos em Anápolis (GO)

Com Tiggo 8, Caoa Chery comemora marca de 20 mil carros feitos em Anápolis (GO)

Fábrica iniciou montagem dos modelos da marca em 2018, produzindo Tiggo 5X e Tiggo 7

 

Antes produzindo a linha do Hyundai Tucson, a fábrica do Grupo Caoa em Anápolis (GO) passou a montar também os carros da Caoa Chery desde o final de 2018, quando a empresa brasileira assumiu a operação da marca chinesa no país. Quase dois anos depois da primeira unidade do Tiggo 5X sair da linha de produção, a fabricante alcança a marca de 20 mil unidades produzidas e se prepara para aumentar a produção com a chegada dos carros da divisão de luxo Exeed, prevista para janeiro de 2021.

O veículo número 20.000 a ficar pronto na fábrica em Anápolis (GO) foi uma unidade do recém-lançado Caoa Chery Tiggo 8, na cor branca perolizada, que deixou a linha de produção na última quinta-feira (09). O complexo também é responsável por montar os Tiggo 5X e o Tiggo 7, focando na produção dos SUVs, enquanto a fábrica de Jacareí (SP) ficou com os sedãs Arrizo 5 e Arrizo 6, além do crossover Tiggo 2 (que usa a plataforma do Celer, antes feito na cidade paulista).

Segundo a Caoa, o complexo em Anápolis tem 172 mil m², empregando 1.500 funcionários e com capacidade de montar 86 mil unidades/ano, além de abrigar o centro de pesquisa e desenvolvimento da fabricante. É lá que a marca faz a adaptação dos modelos para o mercado nacional, com ajustes na suspensão e nos motores (como a adaptação para flex), entre outros trabalhos.

Desde que passou a controlar a marca Chery no Brasil, a Caoa teve que fazer investimentos em diversas áreas da fábrica, com uma nova área de montagem e pintura da carroceria, que foram atualizadas aos poucos – principalmente para a chegada do Tiggo 8, o carro mais sofisticado da empresa. Foi necessário melhorar o sistema de gestão de operações e materiais, além de uma nova programação dos robôs da área de pintura e dos computadores da linha de montagem.

Os funcionários de todas as áreas passaram por mais de 3.000 horas de treinamento. Inspetores, montadores, pintores, soldadores e técnicos de logística foram treinados usando a linha de montagem em modelos pré-série, acompanhados por engenheiros de produto e de manufatura.

Para 2021, a Caoa Chery prepara um novo passo, investindo na chegada dos carros da Exeed, divisão de luxo da Chery. Atualmente, ela possui três SUVs: o Exeed LX (baseado no Tiggo 7), e os TX e TXL, que usam o Tiggo 8 como base, com a diferença que o TX tem capacidade para cinco pessoas, enquanto o TXL tem sete assentos. A promessa anterior era que o lançamento aconteceria em janeiro, mas a data exata pode ter mudado por causa da pandemia.

Fonte: motor1.uol.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta