Jogadores do XV realizam exame na Unidade do Coração do Hospital Unimed Piracicaba

O elenco do XV de Piracicaba passa a contar com mais um importante equipamento de suporte aos cuidados necessários com a saúde. Oferecido pela patrocinadora do clube, a Unimed Piracicaba, os atletas do elenco profissional vêm sendo submetidos ao chamado teste cardiopulmonar, que é a ergoespirometria, uma evolução do teste ergométrico convencional, segundo o médico cardiologista Davi Pelai, da Unidade do Coração do Hospital Unimed.
Os jogadores que já foram contaminados pela Covid-19 e estão curados são os primeiros a passarem pelos testes. “Nesse exame, temos a possibilidade de analisarmos não somente o traçado elétrico durante a atividade física, como o consumo de oxigênio do músculo cardíaco, as variáveis respiratórias, a dinâmica de troca de oxigênio e as frequências cardíacas que o paciente pode obter para ganho de espaço funcional”, explicou Pelai, antes de completar.
“É um exame que não serve somente para atletas. Conseguimos avaliar pré-teste de transplante cardíaco, avaliação de isquemia em pacientes”, prosseguiu. “Você tem uma limitação eletrocardiográfica, por exemplo, marcapasso, bloqueio de ramo, então conseguimos fazer uma avaliação não evasiva de isquemia. Isso serve para atletas de alto rendimento, mas também para quem quer começar um programa de atividades físicas guiado por suas frequências cardíacas para obter um melhor rendimento. Costumamos fazer aqui cerca de dois a três exames deste por dia”, concluiu Pelai.

O presidente do Nhô Quim, Rodolfo Geraldi, ressalta o quanto é fundamental contar com o amparo da Unimed Piracicaba, visando o bem-estar, não “apenas” dos jogadores, como também de seus colaboradores. “A saúde deve ser prioridade sempre, e com os atletas não poderia ser diferente. Esse respaldo que a Unimed nos dá é essencial, ainda mais em tempos de pandemia, para que todos que representam o clube, seja dentro ou fora de campo, estejam nas melhores condições clínicas possíveis”, falou.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta