O ESG na indústria de produtos para bebês

O ESG na indústria de produtos para bebês

*Leandro Bazello 

O termo ESG se refere ao propósito, excelência e dedicação de uma empresa na busca de soluções que minimizem os impactos no meio ambiente, que ofereçam melhor qualidade de vida para as pessoas e que mantenham os melhores processos de governança. Manter o mundo em equilíbrio é um desafio que afeta a todos. No entanto, na indústria de produtos para bebês, é natural que haja um senso de responsabilidade maior. Isso porque, durante todo o desenvolvimento dos itens, pensamos em facilitar a rotina das famílias para proporcionar um ambiente de crescimento seguro à criança. 

Na MAM, por exemplo, desenvolvemos produtos que acompanham os primeiros dias dos bebês. Cumprimos essa responsabilidade com especial atenção à saúde e segurança deles, bem como ao focar nossas ações nos valores que vão moldar o futuro da marca e do setor como um todo. No que diz respeito à segurança dos produtos, os bebês são um grupo particularmente vulnerável, e, por esse motivo, os itens da marca passam por rigorosos processos para garantir a qualidade e são submetidos a inúmeros testes. 

Como uma empresa internacional, podemos alcançar muitos fatores positivos. Por exemplo, a redução das emissões de CO2 e o uso cuidadoso dos recursos. Nossa abordagem à proteção ambiental e climática é sempre holística e colaborativa e envolve, ativamente, nossos fornecedores e funcionários. Cuidar do meio ambiente, ter responsabilidade social e adotar melhores práticas de governança são princípios que melhoram a qualidade de vida de toda a sociedade, e ainda colaboram para um equilíbrio no balanço das empresas. 

Nos últimos anos, conseguimos iniciar muitos projetos que reduzem de forma mensurável o impacto que causamos no meio ambiente. Buscamos, por exemplo, aumentar a reciclabilidade de nossas embalagens, usar materiais sustentáveis e focar em condições justas na cadeia de abastecimento. 

Além disso, estamos engajados em várias redes colaborativas, como a Verpackung mit Zukunft (“embalagem com futuro”, em alemão), PET2PAK e PolyCycle, para trabalhar em embalagens sustentáveis junto com outras partes interessadas. Também estamos promovendo a mudança para materiais renováveis e estimulamos o uso de materiais previamente reciclados, sempre com a premissa de garantir a segurança do produto e manter o menor impacto ambiental possível.

Ética nos negócios 

Queremos garantir que nossas atividades comerciais sejam baseadas em princípios éticos. Para prevenir conflitos de interesse e possíveis condutas impróprias, desenvolvemos um Código de Conduta exclusivo da MAM, que se baseia nas diretrizes do Pacto Global da ONU, celebrado entre algumas empresas e as Nações Unidas, com o objetivo de tornar a globalização mais social e ecológica. 

No dia a dia da nossa indústria, o respeito às pessoas e ao meio ambiente caminha lado a lado com as práticas de negócios sustentáveis, pois queremos garantir um mundo repleto de riquezas ecológicas e relações respeitosas para os bebês que utilizam nossos produtos. 

*Leandro Bazello é diretor-geral da MAM Baby no Brasil. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta