Toyota conquista título de montadora mais valiosa do mundo mais uma vez

Toyota conquista título de montadora mais valiosa do mundo mais uma vez

Japonesa ficou em 1º lugar entre marcas automotivas, seguida por Mercedes-Benz e BMW

Levantamento realizado recentemente pela empresa de consultoria de mercado Kantar colocou a Toyota como empresa mais valiosa do mundo no setor de automóveis. De acordo com o estudo, o valor da companhia chegou a cair 3% na comparação com o ano anterior, mas ainda assim a gigante japonesa conseguiu manter a liderança. No ranking geral, que contabiliza empresas de outras área, a marca ficou em 48º.

Um degrau abaixo, a Mercedes-Benz foi eleita a segunda marca mais valiosa da indústria de carros,  ocupando a 56ª posição no ranking geral. Na sequência, a BMW completa o pódio entre as automotivas e aparece na 61ª posição na lista completa. Ambas perderam 9 e 12%, respectivamente. Já marcas como Ford, Honda e Nissan recuaram 10%, 15% e 18%, respectivamente.

“Desde 2008, o setor automobilístico caiu em valor e nunca mais se recuperou”, disse o diretor de estratégia da BrandZ Global, Graham Staplehurst, à Automotive News. “É muito diferente de outros setores. Por exemplo, o setor de luxo sofreu um impacto, mas depois se levantou”, completou.

Das 10 marcas automotivas incluídas no estudo, a Tesla foi a única a subir de valor – cerca de 22%, para um total US $ 11,35 bilhões. No entanto, a alta não foi suficiente colocar a fabricante de veículos elétricos no território das 100+. Especialistas da Kantar acreditam que empresas com foco claro em tecnologias elétricas têm a maior chance de recuperação.

Fora do setor automotivo, a marca mais valorizada em 2020 foi a Amazon, que manteve a mesma posição de 2019 depois de aumentar seu valor em 32%, para US $ 415,8 bilhões. A Apple ficou em segundo lugar, seguida pela Microsoft e pelo Google.

Fonte: motor1.uol.com.br

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta