Presidente da Câmara prestigia lançamento da 1ª usina solar feita pela Raízen

Presidente da Câmara prestigia lançamento da 1ª usina solar feita pela Raízen

Nesta terça-feira, dia 04, o presidente da Câmara Municipal de Piracicaba, vereador Gilmar Rotta (MDB), acompanhou a inauguração feita pela Raízen da primeira planta de painéis fotovoltaicos, que irá gerar energia com capacidade suficiente para abastecer um bairro da cidade por um ano.

Foto: Divulgação

Também participaram da cerimônia o vice-prefeito e secretário de Governo, José Antonio de Godoy e o secretário estadual de Agricultura e Abastecimento, Gustavo Junqueira.

Em caráter piloto, o empreendimento ocupa uma área de 40 mil metros quadrados, equivalente a dois campos de futebol, ao lado da Usina Costa Pinto. A intenção da empresa é a de fornecer eletricidade a postos de combustível e a parceiros da empresa, como transportadoras.

Na primeira fase, a energia solar produzida em Piracicaba deve atender 18 postos da marca Shell e dois clientes B2B.  As novas soluções serão entregues também para alguns dos postos da rede, que totalizam mais de 7.000 estabelecimentos e mais de 2.000 clientes B2B, no Brasil.  O transporte será por meio da rede da distribuidora CPFL.

Segundo a assessoria de imprensa da Raízen, a estimativa é que os parceiros tenham uma economia anual entre R$ 5 mil a R$ 10 mil nos gastos com energia elétrica mensais. O empreendimento conta com 3.800 placas. Na avaliação do presidente Gilmar Rotta, o empreendimento deve ser visto com bons olhos, especialmente porque a tecnologia de painéis fotovoltaicos proporciona a diversificação da matriz energética.

“São sistemas que geram energia elétrica grátis a partir do sol, sem gerar resíduos, o que contribui não apenas para a economia de energia elétrica, como também para o meio ambiente”, destacou Gilmar Rotta.

Os detalhes da tecnologia foram apresentados por Antonio Simões, diretor executivo de energia da Raízen, e pelo empresário piracicabano Rubens Ometto Silveira Mello, diretor geral do Grupo Cosan S/A.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta