Prefeito de Saltinho participa da 9ª Reunião Ordinária Conjunta dos Comitês PCJ

Prefeito de Saltinho participa da 9ª Reunião Ordinária Conjunta dos Comitês PCJ

O prefeito de Saltinho Carlinhos Lisi representou o município na 9ª Reunião Ordinária Conjunta dos Comitês PCJ. O evento foi realizado no “Espaço Royal” do Hotel Fonte Colina Verde, em São Pedro, na manhã desta sexta-feira, 13 de dezembro e reuniu cerca de 100 pessoas.

Uma das deliberações votadas é a que indica a Agência das Bacias PCJ para continuar a atuar como sua secretaria executiva, a gerenciar os fundos arrecadados com a cobrança pelo uso da água e fazer a gestão dos recursos hídricos nas Bacias PCJ (Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí) pelos próximos 15 anos.

Foto: Divulgação

A mesa dos trabalhos foi formada pelo anfitrião vice-prefeito de São Pedro, Thiago Silvério da Silva, além do prefeito de Piracicaba e presidente do CBH-PCJ e PCJ Federal, Barjas Negri; secretário-executivo do CBH-PCJ e do PCJ FEDERAL, Luiz Roberto Moretti; vice-presidente do CBH-PCJ e 2º vice-presidente do PCJ FEDERAL, Marco Antonio dos Santos; e os prefeitos Carlos Roberto Bueno, de Rafard, Carlos Alberto Lisi, de Saltinho, Carlos Defavari, de Rio das Pedras, e Vlamir de Jesus Sandei, de Tietê.

Comitês PCJ:

Criado por meio da Lei Estadual Paulista nº 7.663/91, o Comitê das Bacias Hidrográficas dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (CBH-PCJ) foi instalado no dia 18 de novembro de 1993 como o primeiro comitê de bacias do Estado de São Paulo. O CBH-PCJ gerencia os recursos hídricos de uma das regiões mais críticas do estado quanto à qualidade e a quantidade das águas. Em vista disso, em 2009, criou e instalou a Fundação Agência das Bacias PCJ, com sede na cidade de Piracicaba/SP, a qual, a partir de 2012, assumiu definitivamente as funções de Secretaria Executiva do CBH-PCJ, contando com profissionais especializados na gestão de recursos hídricos. Hoje são 12 câmaras que contemplam a participação de mais de 600 membros. As características das Bacias PCJ, com cursos d’água de domínio da União e do estado de Minas Gerais, fizeram com que fossem criados e instalados outros dois comitês, o PCJ FEDERAL, em março de 2003, e o CBH-PJ1 (MG), em março de 2008, os quais trabalham integrados com o CBH-PCJ, sendo chamados de Comitês PCJ.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta