ACISP comemora 43 anos de Fundação

ACISP comemora 43 anos de Fundação

Neste sábado dia 22 de agosto, a Associação Comercial e Industrial de São Pedro – ACISP, comemora 43 anos de Fundação.

De acordo com os registros, no dia 22 de agosto de 1977 um grupo de idealistas formado por comerciantes, industriais, profissionais liberais, vereadores, representantes do comércio, com o apoio do prefeito da época, Walmy Modesto, reuniu-se nas dependências da Escola de 2º Grau São Vicente de Paulo, onde na época existia uma Escola Técnica de Comércio. O grupo trocou ideias, elaborou planos, definiu metas, e fundou a ACISP: Associação Comercial e Industrial de São Pedro, entidade de classe que viesse a contribuir para o bem do comércio e da comunidade são-pedrense.
Com a vontade de seus criadores, e muita dedicação, a ACISP começou a dar seus primeiros passos rumo ao desenvolvimento dos setores comercial e industrial da cidade. Seu primeiro presidente foi José Benedito Pinto, 1977-1978, seguido por José Gomes Verrengia, 1978 – 1981.

Foi na gestão de Oswaldo Benedito Latanzze, 1982 – 1983, que a entidade recebeu um importante apoio, do novamente prefeito Walmy Modesto, e que se tornou um dos marcos na história da ACISP: a formalização da doação de um terreno da prefeitura para a construção de sua sede própria. Até aquela data a Associação funcionava em locais cedidos por colaboradores ou alugados.
A obra foi iniciada e teve o lançamento da pedra fundamental durante a gestão de Eduardo de Barros Castelar, 1984 – 1985. A construção seguiu durante a gestão da única mulher a presidir a ACISP, Clarice Zezza Matarazzo, 1986 – 1987 e foi finalizada em 1988, sendo inaugurada no dia 29 de outubro, durante a gestão de Alvair Fernandes da Fonte , 1988 – 1993, sendo que nos anos seguintes , 1994 – 1995, Clarice voltou a presidir a Associação.

Durante o período de 1996 – 1997 a entidade foi presidida por Sebastião Aurélio de Losso, que, acompanhando a evolução do mundo globalizado, iniciou um processo de informatização dos dados cadastrais, passando-os do fichário em papel a um único computador que a Associação possuía.
Com o crescimento do número de associados, o processo de informatização foi aperfeiçoado durante a gestão de Marcelo Eduardo Bueno (1998 – 1999), que conseguiu informatizar as consultas ao crédito, que passaram a ocorrer em âmbito nacional.

Para atender aos anseios dos associados, a sede da ACISP passou por reformas e melhorias, como a construção de um espaço cultural e de eventos, obra finalizada em agosto de 2003, durante a gestão de Artur David Pedro Moreira, que presidiu a Associação de 2000 a 2006.

Quando passou a ser presidida por Flávio Eduardo Vieira de Barros Castellari, que assumiu a presidência em 2006, permanecendo até 2011. Foi intercalado pelo empresário Vagner Firmino Ribeiro – que presidiu a ACISP entre 2012 – 2013 – voltando a frente da entidade para o biênio 2014 – 2015, e, após novo pleito, assumiu também o biênio 2016 – 2017.

Atualmente, o presidente da ACISP é o empresário são-pedrense Benedito Ernesto Braganholo, que após eleição no final de 2017, assumiu o biênio 2018 – 2019, e, em nova eleição continua a frente da ACISP para o atual biênio: 2020 – 2021.
Passados 43 anos de sua fundação, e após muitas batalhas, a ACISP hoje agrega em seu quadro associativo mais de mil sócios. Sua sede foi reformada e ampliada, assim como o salão de eventos, transformada em uma obra moderna, visando atender às necessidades de seus associados, seguindo as leis atuais de acessibilidade, (obra finalizada e entregue em maio de 2018).

Hoje a ACISP presta um atendimento de qualidade no que diz respeito às consultas ao consumidor, e principalmente de proteção ao crédito dos comerciantes e lojistas que agrega, realiza campanhas promocionais, eventos culturais, mantém parcerias e convênios nas áreas médicas, psicológicas, odontológicas, culturais, educacionais e profissionalizantes, garantindo os melhores serviços e vantagens aos associados, comerciantes e consumidores de São Pedro e região.

Nossos agradecimentos a todos os empresários, comerciantes, prestadores de serviços, e parceiros que estiveram conosco e construíram essa história. Porque uma associação só existe se houver pessoas que nela acreditem.

E a nossa, com muito orgulho, comemora seu 43º aniversário!

Agradecimentos especiais aos diretores e conselheiros que, sempre exercendo cargos voluntários, ofereceram suporte e incentivo ao crescimento da ACISP.

#AcispParceiradosNegócios #AcispParceiradasEmpresas #AcispPatrimôniodeSãoPedro

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta