Sinfônica de Piracicaba retoma concertos no Cine Drive-in

Sinfônica de Piracicaba retoma concertos no Cine Drive-in

Com as atividades interrompidas por causa da pandemia do coronavírus, a OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) encontrou uma alternativa para retomar as apresentações e fará seus concertos no Cine Drive-in Piracicaba, no bairro Dois Córregos. Uma sessão especial acontece no domingo (9/08), às 18h00, com o espetáculo “ABC do Papai”, concebido especialmente para o Dia dos Pais. A entrada é gratuita, mediante a doação de três quilos de alimento não-perecível por automóvel, a ser entregue na hora, em prol do Fundo Social de Solidariedade. Os ingressos estão disponíveis no site www.megabilheteria.com.
A regência é de Luis Fernando Fischer Dutra, que conduzirá o público a uma verdadeira viagem musical, auxiliado pelos instrumentistas da orquestra, que estarão ao vivo no palco. O local conta com um telão de LED de alta definição, para melhorar a percepção do público durante a performance.
O espetáculo intercala obras conhecidas do repertório sinfônico, interações com os músicos sobre o funcionamento de seus instrumentos e intervenções cômicas do ator Romualdo Sarcedo. A OSP também terá a presença do chargista Erasmo Spadotto, diretor do Centro Nacional do Humor Gráfico, que fará um desenho ao vivo, a ser sorteado ao final da apresentação.
Para que o concerto seja realizado em respeito às normas de distanciamento social, a OSP seguirá o “Protocolo de segurança sanitária para a prática musical em ambientes públicos em tempos de pandemia da Covid-19”, concebido pelo Fórum Brasileiro de Ópera, Ballet e Música de Concerto.
Além de manterem as distâncias recomendadas nesse manual, o elenco utilizará máscaras. Haverá equipamentos de proteção, como ainda a higienização dos instrumentos. A capacidade do espaço é de 300 veículos, portanto, até 1.200 pessoas.
A apresentação também marca o aniversário de 253 anos de Piracicaba, completados em 1º de agosto. “Esta é a forma que encontramos de tocar no palco, para uma plateia lotada de automóveis e famílias, pais e filhos, amigos ou casais de namorados. Assim, todos podem apreciar o espetáculo de dentro de seus carros, respeitando o distanciamento social”, diz André Micheletti, diretor artístico associado da OSP.
A secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, lembra que o momento é desafiador para todo o setor da economia criativa no mundo. “A definição do formato ocorreu a partir de diversas reuniões com a direção da OSP. Ele é um formato com chances de ser mantido até que Piracicaba avance para a fase amarela do plano de flexibilização gradual da quarentena no estado.”
Micheletti cita que a OSP completou 120 anos em março, quando abriria sua temporada, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto. Desde então, apenas ações na internet ocorreram, por meio da série OSP em Casa. “Todo o cronograma dos concertos estava completo, com a confirmação de nomes reconhecidos na música erudita, mas teve de ser paralisado. Acreditamos que a retomada contribuirá para o fortalecimento dos laços sociais e para manter viva a arte”, avalia.
Os recursos para a realização dos concertos são provenientes da Prefeitura do Município de Piracicaba, por meio da SemacTur (Secretaria da Ação Cultural e Turismo). Há ainda o patrocínio prata da Hyundai, o patrocínio bronze da Oji Papeis Especiais e o apoio da Candura, Delta Supermercados, Grupo Pirasa, Glovis e Indústrias Marrucci. São parceiras a Cultura Artística, Empem, Pira 21, Jornal de Piracicaba, Revista Arraso e Rádio Educativa FM.
Procedimentos: Cada ingresso retirado é válido para um carro. Para uma experiência de apreciação do espetáculo mais agradável, os responsáveis pelo Cine Drive-in Piracicaba sugerem dois adultos por veículo, mas são aceitos até quatro adultos (ou dois adultos e duas crianças de até 12 anos).
Mesmo permanecendo em seus veículos, todos os participantes devem usar máscaras, durante todo o período do conserto. Para guardar o distanciamento mínimo, os veículos devem ser estacionados nas posições indicadas. O áudio do filme será transmitido via sintonia de rádio (e, para que a reprodução seja realizada, é necessário ter rádio no carro).
Serviço: Espetáculo ABC do Papai. Dia 9 de agosto, às 18h, na Arena Multi Espaço (avenida Dois Córregos, 3.110, bairro Dóis Córregos, no estacionamento ao lado do Clube Recreativo do Sindicato dos Metalúrgicos). Informações: www.sinfonicadepiracicaba.org.br ou pelas redes sociais no Instagram e Facebook. Ingressos gratuitos devem ser retirados antecipadamente no www.megabilheteria.com. A entrega dos alimentos (3 quilos por automóvel) deve ser feita na entrada do evento.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Cancelar resposta